Contos & Histórias

Wladimir Novaes Martinez

Escritor 

Jornalista

Acadêmico da AMLAC (Academia Metropolitana de Letras, Artes e Ciências)

Membro do CEV

previdenciasocial@uol.com.br

DESLIZES VERNACULARES

Dia 15.10.20, Dia do Professor, Milton Young, da CBN, admoestou educadamente os jornalistas que pronunciavam fortuíto em vez de fortuito. Pior, os que falam em grosso modo, em vez de grosso modo, já que é vocábulo latino.
Com o crescimento da comunicação verbal, muitas plataformas escritas, entrevistas, relatos orais, várias impropriedades semânticas vêm sendo cometidas e elas podem ser evitadas nesse tsunami de expressões alienígenas que diariamente nos assolam.
Sem a nossa concordância o ilustríssimo Professor Pasquale Cipro Neto diz que, se a população usa uma palavra equivocada, isso fica aceito (sic). Se for assim, logo poderemos chamar um magistrado de meretíssimo (que vem de meretrício) em vez de meritíssimo (correndo o risco ser presos por desacato à autoridade).
Assim, não adiantaria reclamar do uso da expressão quando os comentaristas de futebol dizem o Corínthians, perdendo por 1x0, deveria correr atrás do prejuízo.
Todo o dia ouvimos falar que o jurista doutor Fulano de Tal (dicção que somente caberia a quem fez doutorado) advogou uma causa no Poder Judiciário. Crê-se que, no momento, no Brasil, não existe nenhum jurista, que é um profissional do Direito com grande envergadura cultural, experiência jurídica, alto saber técnico, obra reconhecida dos meios acadêmicos, como foram, entre outros, Ruy Barbosa, Pontes de Miranda, Heráclito Fontoura Sobral, Clóvis Bevilácqua e Aníbal Bruno.
Ainda falando em direito, jurisprudência é um conjunto de decisões iguais, iterativas e não contestadas doutrinariamente. Não se confunde com uma isolada ou escoteira decisão judicial. 
Da mesma forma, naquele assalto, não foram dadas tantas munições, como é comum nas narrativas policiais, mas, no máximo, tiros ou disparos. Munição é um conjunto de projéteis.
Cremos que as escolas propiciam ensino e não necessariamente educação, esta atividade cabe à família, ainda que bons professores, também, possam educar e propiciarem bons hábitos.
Os locutores esportivos costumam dizer que a Sociedade Esportiva Palmeiras perdeu a terceira partida sucessiva; na verdade, fora duas derrotas sucessivas; a primeira não nunca é sucessiva.
Algumas autoridades recomendam que seja elaborado um referendo para saber se a população apoia ou não determinado assunto. Não. Para isso é cabível um plebiscito; depois, se for o caso, um referendo poderá aprovar ou não a decisão. Com isso seria iminente ir ao encontro do desejo do povo (e não de encontro).

FIQUE ANTENADO !

 Preencha os campos informativos abaixo e fique por dentro das últimas notícias de Vinhedo, Louveira, Valinhos e região. 

© 2019  l  Criado por VA90