top of page

Saúde Ocular

MONSERRÁ COLUNA.JPG

Dra. Monserrá Mouriño Xavier

Oftalmologista  -  CRM 78640
Rua Vicente Rotella, 180
Santa Rosa - Vinhedo - SP
Fone: (19) 3876-2837 |  (19) 99680-6515

monserramourino@outlook.com

NÃO ESTOU ENXERGANDO BEM? É HORA DE BUSCAR ATENDIMENTO

O cuidado com a visão é algo que deve ser priorizado durante toda a vida. Na maioria dos casos, após uma avaliação completa dos olhos, para identificar se há algum outo problema que esteja provocando a dificuldade de enxergar, o médico fará o exame de refração.

  Quem tem um erro ou vício de refração, normalmente se queixa de vista embaçada, dor de cabeça, dificuldade de enxergar de longe ou de perto e fotofobia (sensibilidade à luz). Erros ou vícios de refração fazem parte da classificação internacional de doenças, emitida pela Organização Mundial de Saúde. São chamadas assim, pois sua principal característica é que a refração da luz no interior dos olhos, acontece de uma forma errada ou em uma área diferente da que acontece nos olhos sem erros de refração.

  Após identificados, os problemas podem ser corrigidos por meio de opções como óculos, lentes de contato ou cirurgia.

  Quais são os erros de refração:

MIOPIA- Você já notou que algumas pessoas que utilizam óculos costumam retirar o acessório para para ler um livro ou enxergar mais de perto? Em geral, indivíduos míopes conseguem enxergar bem de perto, porém tem dificuldade para enxergar de longe. O grau de miopia tene a aumentar durante o período de crescimento e se estabilizar na fase adulta.

ASTIGMATISMO- O astigmatismo consiste em um defeito na curvatura da córnea, que faz com que o paciente enxergue a imagem em planos diferentes, deixando-a distorcida. Uma pessoa sem astigmatismo tem a córnea com uma curvatura simétrica. Em quem tem, esse formato é assimétrico, em maior ou menor grau.

HIPERMETROPIA- Também definida como uma leve irregularidade no formato interno dos olhos, a hipermetropia é uma condição na qual geralmente possui tamanho menos do que o considerado normal.

 Pessoas com esse problema apresentam dificuldade de enxergar objetos de perto, pois o cristalino não consegue focalizar na retina imagens muito próximas. Muitas crianças são hipermetropes em grau moderado, mas ao longo dos anos a condição tende a normalizar.

PRESBIOPIA- Condição mais comum após os 40 anos, a presbiopia é conhecida pela maioria das pessoas como vista cansada e consiste na dificuldade de enxergar principalmente para perto.

  Em cada um desses casos, há variações nos graus de dificuldade que, consequentemente, irão refletir no tipo de tratamento indicado pelo oftalmologista. A escolha do tratamento para corrigir os erros de refração – entre as opções de óculos, lentes e cirurgia – deve ser feita considerando a avaliação do especialista e o conforto e bem-estar do paciente.

 

Dra. Monserrá Mouriño Xavier CRM 78640 Oftalmologista

Rua Vicente Rotella 180 Vinhedo (tel.) 3876-2837

bottom of page