Contos & Histórias
Wladimir Novaes Martinez
Escritor
Jornalista
Acadêmico da AMLAC (Academia Metropolitana de Letras, Artes e Ciências)
Membro do CEV
previdenciasocial@uol.com.br
VALOR DOS PROVÉRBIOS
Os provérbios são muitíssimos e conhecem inúmeras espécies e títulos: metáforas, máximas, aforismos, brocados, adágios, ditados, frases, ditos, anexins e, às vezes, tiradas e axiomas.
Cada nação os detém com características próprias, em razão de sua vasta experiência, história e cultura, carecendo serem adaptados para os outros grupamentos humanos.
São formulações consagradas ao longo do tempo, de real significado para uma exata compreensão das experiências da vida; observadas, eles mitigam muitas complicações desnecessárias.
Geralmente, o contexto resume um conhecimento agregado que, uma vez seguido, poderá trazer bons frutos para quem o pratica.
De vez em quando, é bom parar, olhar para dentro de si, e constatar quais não foram seguidos, e não lamentar o leite derramado.
São sintetizados em textos que correm alguns riscos, justificam reapreciação em sua essência mais íntima e lógica, porque o mundo mudou, se transforma a toda hora, as águas dos rios correm e só movem em moinhos a jusante, jamais a montante, o que, per se, é outro aforismo bem alvitrado.
Algumas vezes o redator se perde; ele quer preservar a sua bela rima. Noutras hipóteses, uma palavra precisa ser explicada, como é o caso do bodoque, que bicho será esse?
Pitacos que se-lhes podem ser dados não dispensam intenções simplórias e se destinam apenas para quem não tem nada para se ocupar em casa neste dias de quarentena obrigatória.
Chove, a TV pifou, a sua sogra está com toda a razão, então, fazer o quê?
Os bons aforismos passam de geração em geração, sofrem mutações, atualizações e representam a sabedoria de muita gente que soube refletir e nos transmitem repassar oportunas lições de vida.
Alguns deles são indecifráveis e carecem de explicitação e adaptação à atual realidade diuturna, pois perderam a razão de ser.
Não se poderia recomendar todos eles, uma vez que deflagram recriminações acres em razão de terem perdido a razão de ser de sua funcionalidade.
Boa parte são solarmente evidentes e deveriam ser considerados como uma óbvia condensação do pensamento humano por ocasião de sua idealização.
Todos os dias nascem milhões de pessoas no nosso planeta, elas têm de se instruir, serem educadas e adquirirem conhecimento para poderem viver sem cometerem os mesmos equívocos dos seus pais e se tomarem ciência dos adágios consagrados e souberem interpretá-los de modo correto, experimentarem o sucesso tão buscado e não fará mal a ninguém conhecê-los e praticá-los.