• Jornal Tribuna Online

Após aumento de casos, Itatiba decide fechar o comércio a partir de segunda, 15


Casos subiram 3% nos últimos 10 dias. foto: prefeitura de itatiba

Após avaliação semanal, prevista no Plano de Flexibilização Municipal de Itatiba, a Prefeitura decidiu fechar os comércios não essenciais a partir desta segunda-feira, 15. o cronograma de funcionamento dos comércios e prestadores de serviço da cidade. Com isso, voltam a ter autorização para funcionar apenas os serviços que funcionavam até o final de maio, comércio e prestadores de serviço deverão estar de portas fechadas, com atendimento permitido apenas via delivery ou retirada em balcão.

A decisão foi embasada no aumento dos casos de coronavírus na cidade, que subiram 34% nos últimos dez dias, além das internações de UTI terem dobrado no período. Para esta decisão, foram observados também outros fatos importantes, como o atendimento a pacientes de cidades vizinhas menores e a situação de municípios da região (como Campinas, que registrou 10 óbitos nas últimas 24h e que atingiu nesta quinta, 11, 100% de utilização dos leitos UTI).

"Não vamos aguardar o Estado decretar o retorno de nossa região para a área vermelha para tomarmos uma atitude. Todas as cidades estão observando número crescente de transmissões e casos graves. Entendo que o retorno à área vermelha para a região de Campinas será inevitável. Não esperaremos a situação se tornar caótica para tomar decisões, vamos desde já proteger a vida dos itatibenses, visto que infelizmente a situação vem se agravando e mostra que pode piorar", comentou o Prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira (SDD).

"Nossa decisão é baseada na ciência e nos dados apresentados nos últimos dez dias. Uma nova avaliação será feita na próxima quinta, 18/06, conforme previsto e esclarecido a todo o setor do comércio em reuniões na prefeitura, para definirmos junto dos técnicos, as novas datas a serem cumpridas", completou.

A medida influencia também a continuidade do calendário programado para as demais atividades do PFR. Na próxima segunda, 15, também estaria programada a volta das atividades de restaurantes, pizzarias e padarias, que agora deverão aguardar novo cronograma na próxima semana, junto dos demais setores, após nova avaliação do comitê técnico para prevenção e combate ao coronavírus na cidade.

O Decreto que regulamenta a medida foi publicado na imprensa oficial do município neste sábado, 13/06.

23 visualizações

FIQUE ANTENADO !

 Preencha os campos informativos abaixo e fique por dentro das últimas notícias de Vinhedo, Louveira, Valinhos e região. 

© 2019  l  Criado por VA90