• Jornal Tribuna Online

Câmara aprova e, após 43 anos, Vinhedo terá nova represa de água


Câmara aprova e, após 43 anos, Vinhedo terá nova represa de água VINHEDO
Foto: Divulgação.

Depois de 43 anos, Vinhedo terá uma nova represa para ampliar a oferta de água à população. O projeto de lei da Prefeitura para a aquisição de área de 72.800 metros quadrados entre Vinhedo e Itupeva, próximo à Estação de Tratamento de Água (ETA) da Capela, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores em sessão extraordinária da Câmara Municipal, na última sexta-feira, 29. No local, manancial de água bruta, será criada a Represa IV.

Todos os vereadores concordaram com o projeto de aquisição da Represa IV. Eles apontaram, em seus discursos, que ampliar a oferta de água para a população é fundamental e que o novo manancial de água vai contribuir para ampliar a segurança hídrica na cidade.

“Em 1979, quando foram construídas as represas II e III, a cidade possuía cerca de 15 mil habitantes, agora ultrapassamos 80 mil. É um momento histórico para a cidade”, garantiu dr. Dario.

A Prefeitura já conseguiu a outorga de 40 m³/h do DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica) para captação de água no local. A autorização foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 2 de abril e irá contribuir para o abastecimento da ETA 2, que atende atualmente 21.059 habitantes.

Segundo o superintendente da Sanebavi, Jaderson Spina, a nova represa possui 152.500m³, conforme batimetria realizada em 2020, capacidade equivalente a 92% da Represa I (165.500 m³), 52% da Represa II (291.800 m³) e quatro vezes maior que a Represa III (40.000m³).

A represa já foi utilizada pelo município, de forma emergencial, nos cenários de estiagem em 2014 e, mais recentemente, em 2020 e 2021, o que evitou que a região da Capela fizesse parte do rodízio preventivo de água adotado no ano passado pela Sanebavi. De acordo com o projeto aprovado na Câmara, a Prefeitura vai adquirir a área por R$ 4,2 milhões, a serem pagos com recursos municipais.

23 visualizações0 comentário