O prefeito Jaime Cruz (PSDB) manteve Vinhedo na fase laranja para o comércio vinhedense, seguindo a recomendação do Governo do Estado. A cidade contabiliza nesta sexta-feira, 19, 83% dos leitos da UTI ocupados na cidade, restando apenas 3 disponíveis, segundo informações da Secretaria de Saúde.
Até o momento o município possui 740 notificações da doença, sendo 215 casos confirmados, incluindo 40 profissionais da área de saúde (19% do total). São 17 pessoas internadas, sendo 7 na UTI. Destas, 2 pessoas estão com Covid-19 e 4 fazendo uso de respiradores. Outros 10 pacientes estão na enfermaria com sintomas leves e moderados da doença. São 8 respiradores em uso no momento, entre pacientes com o novo vírus e outras enfermidades.
Com o anúncio, os comércios podem continuar funcionando, mas com restrições de público e demais protocolos de segurança, exceto salões de beleza, academia, restaurantes e bares que permanecem fechados.
“Se continuar aumentando os casos e se os leitos de UTI fcarem lotados, voltaremos para a fase 1. Eu não gostaria que isso acontecesse, mas seguirei as orientações técnicas de saúde. Portanto, colabore, respeitem às regras, só saiam de casa se necessário”, reforçou o prefeito em live transmitida.
Com isso, o comércio da cidade continua funcionando de segunda a sexta das 12h às 16h e aos sábados das 9h às 13h.
Campinas
Assim como Valinhos e Itatiba que retornaram à fase vermelha por causa do aumento do número de casos, o prefeito Jonas Donizette (PSB) também anunciou nesta sexta-feira, 19 que a cidade vai voltar o comércio a partir de segunda-feira por uma semana. O fechamento inclui comércios e ruas e shoppings centers, na tentativa de evitar um colapso na saúdedo município.
Comments