• Jornal Tribuna Online

Decreto da Operação Estiagem é prorrogado por mais 120 dias


Decreto da Operação Estiagem é prorrogado por mais 120 dias VINHEDO
Foto: Divulgação.

A Operação Estiagem 2021 continuará em vigor por mais quatro meses, com medidas para o enfrentamento da crise hídrica que buscam evitar o desabastecimento de água na cidade neste período de grave crise em todo o Centro-Sul do País. O decreto municipal 226/21 prorroga por 120 dias as medidas adotadas pelo município e mantém a proibição de utilizar água para finalidades que não sejam essenciais.

A providência foi tomada considerando que a seca deste ano é uma das mais severas em décadas e está refletido diretamente na redução da disponibilidade hídrica e no volume dos reservatórios de várias regiões do País, e da cidade, podendo comprometer o abastecimento futuro aos moradores caso não haja cautela no uso da água.

Com a prorrogação do decreto, continuam valendo as rígidas regras para o uso da água, especialmente proibição ao desperdício de água tratada do sistema público ou de fontes privadas. Está proibido aguar gramados ou jardins, manter abertos ou ligados indevidamente torneiras, caixas d’água, reservatórios ou mangueiras que desperdicem água de forma contínua, lavar calçadas, ruas, varandas, pátios, quintais, veículos em domicílio e em vias públicas. Multas podem ser aplicadas no valor de R$ 535,83.

Ainda de acordo com o decreto, a administração municipal, por meio da Sanebavi, está autorizada a captar água de recursos hídricos em imóveis que possuam em seus limites lagos e nascentes, assim como implantar tubulações e instalações necessárias para a interligação do abastecimento em geral para atender às necessidades urgentes do município.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo