• Jornal Tribuna Online

Defesa Civil de Vinhedo dá início à Operação Estiagem 2021


Defesa Civil de Vinhedo dá início à Operação Estiagem 2021 VINHEDO
Foto: Divulgação.

O Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (Simpdec) de Vinhedo realiza a Operação Estiagem 2021 entre os dias 1º de maio e 30 de setembro deste ano, juntamente com a Operação Corta Fogo do governo estadual, para a prevenção de incêndios e outras ocorrências relacionadas à baixa umidade do ar. O Plano Preventivo de Proteção e Defesa Civil da Operação Estiagem 2021 tem como base técnica o mapeamento das áreas de riscos.

No período da estiagem são consideradas de risco as áreas verdes do município e terrenos urbanos com vegetação, que terão prioridade de observação; monitoramento e enfrentamento de eventuais adversidades. Os boletins epidemiológicos da Secretaria de Saúde também também serão utilizados para a tomada de decisões pela Rede de Alerta de Desastres do Simpdec.

O Comitê Municipal de Gestão de Riscos e Gerenciamento de Desastres e Sistema Integrado de Informações e Monitoramento de Desastres de Vinhedo atuarão como Gabinete de Gestão de Crises, para organizar ações necessárias no combate e redução de danos em eventuais ocorrências.

O comitê é composto por diferentes secretarias municipais para execução de ações coordenadas. Integram o grupo as secretarias de Transportes e Defesa Social, de Governo, Negócios Jurídicos, Obras, Serviços, Assistência Social, Educação, Meio Ambiente e Urbanismo, Saúde, Fazenda e a Sanebavi. O Corpo de Bombeiros também integra o grupo, respeitadas as suas funções legais.

O Plano Preventivo é baseado em quatro pilares: compreender, fortalecer a gestão e investir na redução do risco de desastres para a resiliência, e aumentar os preparativos para casos de desastre, com o objetivo de dar uma resposta eficaz de recuperação, reabilitação e reconstrução necessárias.

As ações preventivas incluem monitorar imóveis interditados nos últimos quatro anos, áreas públicas, patrimônios públicos e privados, áreas de proteção ambiental, cultural e históricas sujeitas a fogo, áreas de proteção ambiental, reservas naturais, fragmentos de mata e florestas e lotes urbanos com cobertura vegetal.

7 visualizações0 comentário