• Jornal Tribuna Online

Defesa Civil de Vinhedo realiza podas de árvores em área de risco na 21 de Abril


Defesa Civil de Vinhedo realiza podas de árvores em área de risco na 21 de Abril VINHEDO
Foto: Divulgação.

A Defesa Civil de Vinhedo realizou nesta quarta-feira (23) a poda de 15 árvores do talude da Rua 21 de Abril como parte das ações da Prefeitura para evitar deslizamentos provocados pelas chuvas e oferecer mais segurança aos moradores da região. A poda foi recomendada pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) com finalidade de evitar o excesso de peso na copa das árvores durante chuvas fortes, que podem provocar o desbarrancamento.

“O peso das copas com galhos e folhas, mais águas das chuvas, desestabilizam o talude e contribuem para deslizamentos. Retirando o peso e mantendo os troncos curtos e as raízes, que servem como uma tela natural para ajudar segurar o barranco, vamos preservar melhor o local e dar mais segurança à comunidade. Dr. Dario (prefeito Dario Pacheco) está acompanhando pessoalmente os trabalhos e pede a melhor atenção possível para com a comunidade”, afirmou o diretor da Defesa Civil Maurício Barone.

Uma obra de drenagem e contenção será realizada no local, assim como já foram e estão sendo feitas em várias outras áreas de risco da cidade. Já estão concluídas as da Rua João Edueta e Casa Verde, estão sendo realizadas nas ruas Albert Sabin e Antônio Barbosa. As obras na 21 de Abril estão na fase de projeto e orçamento para serem licitadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

Segundo Barone, 45 famílias estão sendo monitoradas pela Defesa Civil e Secretaria de Assistência Social e Cidadania na Rua 21 de Abril. Ele explicou que a poda das árvores vem acontecendo desde o início do mês, conforme as condições meteorológicas. Ao menos 23 podas já foram realizadas e todas as árvores do talude serão podadas.

4 visualizações0 comentário