• Jornal Tribuna Online

Dr. Dario e secretária de Assistência Social protocolam projeto de normatização do SUAS na Câmara


Dr. Dario e secretária de Assistência Social protocolam projeto de normatização do SUAS na Câmara VINHEDO
Foto: Divulgação.

O prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, e a secretária de Assistência Social e Cidadania, Cristina Mazon, protocolaram, na segunda-feira, 26, projeto de lei na Câmara Municipal que normatiza o Sistema Único da Assistência Social no Município (SUAS). As autoridades foram recebidas pelo presidente da Câmara, vereador Nilton Braguetto.

A Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado, instituído pela Constituição Federal de 1988. A partir de 1993, com a publicação da Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, é definida como Política de Seguridade Social, compondo o tripé da Seguridade Social, juntamente com a Saúde e Previdência Social, com caráter de Política Social articulada a outras políticas do campo social.

“O projeto consolida o modo de gestão compartilhada, o cofinanciamento e a cooperação técnica entre os três entes federativos que, de modo articulado e complementar, operam a proteção social não contributiva de seguridade social no campo da assistência social. O sistema organiza as ações em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, com programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros”, explicou a secretária.

O SUAS engloba, também, a oferta de Benefícios Assistenciais, prestados a públicos específicos de forma articulada aos serviços, contribuindo para a superação de situações de vulnerabilidade. Também gerencia a vinculação de entidades e organizações de assistência social ao sistema.

13 visualizações0 comentário