• Jornal Tribuna Online

Em alusão ao ‘Setembro Amarelo’ Prefeitura realiza ações de prevenção ao suicídio

O objetivo é criar um espaço de debate, sensibilizar sobre o acolhimento empático e reforçar a necessidade da notificação dos casos


Foto: Reprodução

A Prefeitura Municipal de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS, em alusão ao ‘Setembro Amarelo’, desenvolverá a partir de 14 de setembro, ações preventivas nas Unidades de Saúde, de Assistência Social, CRAS e CREAS e em alguns bairros do município. O objetivo é criar um espaço de debate sobre a prevenção do suicídio, sensibilizar sobre o acolhimento empático e reforçar a necessidade da notificação dos casos.

O ‘Setembro Amarelo’ é uma campanha que acontece em todo o país e visa a conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio. Segundo a OMS o suicídio é uma das principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo. Para cada morte por suicídio ocorrem ao menos 20 tentativas. No Brasil são 12.000 casos por ano. É uma questão de saúde pública, no entanto o conhecimento dos fatores de risco e sinais de alerta podem auxiliar na sua prevenção.

Além das ações nas unidades de Saúde e de Assistência Social com servidores que atuam no atendimento direto com a comunidade, na semana de 22 a 24 de setembro, será realizado ainda um plantio de mudas de árvores nativas no Bairro da Capela, Vila João XXIII e na Represa I em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo. O objetivo desta ação é envolver os usuários do CAPS para que adotem a ‘árvore da vida’ e que cuidem dela diariamente assim como se deve cuidar da saúde física e mental.

No dia 22 o plantio será realizado na lateral do prédio do CAPS, no Jardim Von Zuben – Capela. Dia 23, na Represa I e dia 24 na lateral do campo de futebol da Vila João XXIII.

Em Vinhedo há diversos canais disponíveis para lidar com essa questão:

Serviços de Saúde: CAPS 3886-8674

Psicologia UBS Planalto: 3876-1841

Psicologia UBS Dr. Meirelles: 3836-4894

Psicologia UBS Casa Verde: 3886-2395

Emergência:

Santa Casa de Vinhedo: 3836-3445

UPA: 192

CVV: 188

7 visualizações

FIQUE ANTENADO !

 Preencha os campos informativos abaixo e fique por dentro das últimas notícias de Vinhedo, Louveira, Valinhos e região. 

© 2019  l  Criado por VA90