O objetivo é criar um espaço de debate, sensibilizar sobre o acolhimento empático e reforçar a necessidade da notificação dos casos
A Prefeitura Municipal de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS, em alusão ao ‘Setembro Amarelo’, desenvolverá a partir de 14 de setembro, ações preventivas nas Unidades de Saúde, de Assistência Social, CRAS e CREAS e em alguns bairros do município. O objetivo é criar um espaço de debate sobre a prevenção do suicídio, sensibilizar sobre o acolhimento empático e reforçar a necessidade da notificação dos casos.
O ‘Setembro Amarelo’ é uma campanha que acontece em todo o país e visa a conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio. Segundo a OMS o suicídio é uma das principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo. Para cada morte por suicídio ocorrem ao menos 20 tentativas. No Brasil são 12.000 casos por ano. É uma questão de saúde pública, no entanto o conhecimento dos fatores de risco e sinais de alerta podem auxiliar na sua prevenção.
Além das ações nas unidades de Saúde e de Assistência Social com servidores que atuam no atendimento direto com a comunidade, na semana de 22 a 24 de setembro, será realizado ainda um plantio de mudas de árvores nativas no Bairro da Capela, Vila João XXIII e na Represa I em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo. O objetivo desta ação é envolver os usuários do CAPS para que adotem a ‘árvore da vida’ e que cuidem dela diariamente assim como se deve cuidar da saúde física e mental.
No dia 22 o plantio será realizado na lateral do prédio do CAPS, no Jardim Von Zuben – Capela. Dia 23, na Represa I e dia 24 na lateral do campo de futebol da Vila João XXIII.
Em Vinhedo há diversos canais disponíveis para lidar com essa questão:
Serviços de Saúde: CAPS 3886-8674
Psicologia UBS Planalto: 3876-1841
Psicologia UBS Dr. Meirelles: 3836-4894
Psicologia UBS Casa Verde: 3886-2395
Emergência:
Santa Casa de Vinhedo: 3836-3445
UPA: 192
CVV: 188
Commentaires