• Jornal Tribuna Online

Entrevista com Wladimir Novaes Martínez


Entrevista com Wladimir Novaes Martínez VINHEDO
Foto: Jornal Tribuna.

Wladimir Novaes Martínez é advogado, especialista em Direito Previdenciário, professor, escritor e colunista deste semanário há mais de 10 anos. No próximo dia 10 de maio, Wladimir completa 70 anos de atuação na Previdência Social. “São 70 anos em um único emprego”, afirma com orgulho.

Nascido em Borborema, São Paulo, em 7 de março de 1936, Wladimir é filho de Angelina Laporta Novaes e José Novaes Martínez, tem 2 filhos (Wladimir e Désirée) e seis netos (Hélio, Wladimir, Henrique, Leonardo, Giuliana e Fernando). Mudou-se de São Paulo, onde viveu 65 anos, para Vinhedo no ano de 2008 junto com sua esposa Luiza Rodrigues. “São Paulo é a cidade mais rica e mais pobre do Brasil, ótima para ganhar dinheiro, mas um trânsito infernal. Já Vinhedo é uma maravilha, muito verde, ar puro e uma ótima segurança”, conta Wladimir a respeito de sua escolha em morar em Vinhedo, próximo ao filho que já residia na cidade.

Em Vinhedo, recebeu, em 2012, o título de Cidadão Vinhedense, proposto pelo então vereador José Hamilton Port. Publicou dois livros sobre a cidade que escolheu viver, “A terrível história do Homem do Poço” e “Uma estória de amor”. Já fez parte da Academia Metropolitana de Artes e Cultura - AMLAC e do Clube de Escritores de Vinhedo - CEV.

Formou-se Técnico de Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio Victor Viana, em 1952; jornalista pela Escola de Jornalismo Casper Libero/PUC em 1956 e advogado pela Faculdades Metropolitanas Unidas, em 1976.

Na Previdência Social, foi mensageiro (1951), escriturário (1953), Informante-Habilitador (1956), Auditor-Fiscal 1961, conselheiro e presidente da Junta de Recursos da Previdência Social (1978).

Participou do IBDP do Rio de Janeiro, CESS de São Paulo, IBDP de São Paulo, IAPE e IEPREV. Comendador do IAPE, foi membro do Conselho de Gestão da Previdência Complementar, quando foi Ministro Antônio Brito Filho. Atualmente, é auditor fiscal aposentado, mas continua atuando na Previdência com publicações.

Autor de mais de 200 livros sobre Previdência Social, entre os quais se destacam: “Princípios de Direito Previdenciário” (6ª ed.), “Curso de Direito Previdenciário” (7ª ed.), “Desaposentação” (8ª ed.), “Comentários a Lei Básica de Benefícios” (9ª ed.) “Comentários à Lei de Custeio” (7ª ed.), “Aposentadoria Especial” (8ª ed.). Foi co-autor em 16 livros. Também, escreveu mais de 15 obras literárias (romances e contos), astronomia, entre os quais um “A Origem do Universo do Nada” e “Direito Condominiário Horizontal”, “Comentários ao auxílio emergencial”, “Cartilha de Segurança Doméstica” e tem no prelo “Ditados Proverbiais”.

Lecionou para a AASP, ABRAPP, ANAPP, ANFIP, ANPREV, BIT-REVISTA, CBSSI, CESS, CEU, CIESS/México, SESI, CNI, CPFL, CRC, DIALÉTICA, EDS, EPD, EPDS, ESA, ESG, FEA-USP, FIPECAF, FMU, HGA, IAPE, IASP, IBAP, IBDP/Rio, IBDP/SP, IDEPE, IDS, IEPREV, IOB, IPREM, LFG, LTr, MAGISTER, NDJ, OAB, OIT-Coprint, PRODEP, SENAI, SESC, SESC/Bertioga, UNIMED/Bahia, UNISANTA e outros mais.

Em 1978, viajou ao México para estudar e lecionar no Centro de Estudos de Seguridade Social (CESS) e ao Chile.


CONQUISTAS

Previdenciarista do Ano de 1978 (IBDP/Rio).

Pesquisador do ano de 1988 (CESS)

Prêmio ANFIP de1994 (Brasília)

Personalidade em destaque no previdencialismo de 2000 (SINDEPP/SP)

Prêmio Vicente de Carvalho, de 1998 (Bertioga)

Prêmio talento literário de 1992 (Brasília)

Concurso Talentos da Maturidade do Itaú de 2000/2001 (São Paulo)

Previdencialista do ano de 2004 da LTr (São Paulo)

Personalidade do ano de 2005 da ABACH (São Paulo)

Presidente honorífico do Grupo de Estudos WNM

Membro do IBDS

Membro do Conselho Editorial da Revista Editora Conceito

Conselheiro Bienal da AASP (1991-1996)

Conselheiro Permanente da AASP (1997-2009)

Instrutor do Curso de Treinamento do INSS

Instrutor do Curso Degrau de São Paulo

Associado da OAB, APAFISP, ANFIP, AASP e CRC.

Colaborador do BIT-Revista, BIT-Rural (Tupã), IOB, Síntese de Direito Previdenciário, Revista Síntese Trabalhista e Previdenciário, Revista de Previdência Social da LTr desde 1976.

Colaborador da Revista de Direito do Trabalho da LTr, Repertório de Jurisprudência

LTr, Município de Socorro, Tribuna de Santos, Revista de Direito Tributário, Revista Conjuntura Social (Brasília), Cartilha Previdência Social em Dados (Brasília), Boletim Dinâmico IOB, Repertório IOB de Jurisprudência, Revista de Direito Municipal da NDJ.

Consultor da Rádio Jovem Pan, Bandeirantes, Eldorado, CBN, Jornal da Tarde e O Estado de São Paulo

Coordenador da Carta de Chapultepec 1978 (México),

Carta de Vinhedo de 2010 e 2012.

Coordenador do Congresso Brasileiro de Previdência Complementar (2001-2006).

Coordenador do Congresso Brasileiro de Previdência Social da LTr desde 1994 até a presente data.

Participou das Convenções da ANFIP, apresentando cerca de 400 teses

Participou de todas as edições do Jornal do Congresso da LTr, com cerca de 500 trabalhos.

Coordenador técnico das três edições do Congresso da APAFISP de São Paulo, Marília e São João da Boa Vista.

2 visualizações0 comentário