• Jornal Tribuna Online

Louveira realiza a 2ª Gincana de Coleta de Óleo e Sucata Eletrônica em escolas municipais


Louveira realiza a 2ª Gincana de Coleta de Óleo e Sucata Eletrônica em escolas municipais LOUVEIRA
Foto: Divulgação.

A Prefeitura de Louveira está realizando a 2ª Gincana de Coleta de Óleo e Sucata Eletrônica em Escolas Municipais. A ação teve início no dia 25 de abril e prossegue até o dia 13 de maio. O material arrecadado está sendo coletado nas escolas pela Cooperativa de Reciclagem, que garante a destinação ecologicamente correta dos itens.

Para participar da gincana, os alunos devem levar óleo de cozinha usado e sucata eletrônica para a escola durante o período de aula. A classe de cada instituição que mais coletar esses materiais, será premiada com uma visita na Fazenda Santo Antônio.

O anúncio das classes vencedoras acontece no dia 17 de maio, data em que é celebrado o Dia Mundial da Reciclagem.

De acordo com a Secretaria de Gestão Ambiental, uma ação de coleta de óleo usado e sucata eletrônica será realizada também no dia 17 para toda a população. Os detalhes serão divulgados pela Prefeitura em breve.

O objetivo das ações é sensibilizar a população quanto a importância do descarte correto desses resíduos, estimulando a comunidade escolar a participar e se familiarizar sobre a temática, além de incentivar a adoção de boas práticas ambientais para o cotidiano.

As escolas participantes são: Ceci Pequeno Príncipe, Ceci Mundo Maravilhoso, EMEB Frederico Pagotto, EMEF José Pereira Dutra, EMEF Angelo Argenton, EMEF Vila Pasti, Ceil Infantil Bairro e Ceil Infantil Centro.

Das escolas participantes, apenas a Ceil Infantil Centro e a EMEB Frederico Pagotto estão coletando sucata eletrônica.


CONFIRA ABAIXO COMO VOCÊ PODE DESCARTAR O ÓLEO DE COZINHA USADO:

- Espere o óleo esfriar;

- Com a ajuda de um funil você pode colocá-lo dentro de uma garrafa pet;

- Feche bem e deixe junto ao lixo para ser coletado.

Motivos pelos quais devemos descartar o óleo de cozinha corretamente

- O óleo descartado no solo pode contaminá-lo e atingir até mesmo o lençol freático.

- Se descartado nos bueiros, ele pode chegar até nos córregos e rios, impedindo a passagem de luz e do oxigênio nas águas, causando a morte de espécies aquáticas.

- Nas casas se descartado nas pias pode causar danos aos encanamentos, além de atrair animais causadores de doenças como ratos, baratas e entre outros.

6 visualizações0 comentário