• Jornal Tribuna Online

Louveira realizará diversas ações no Outubro Rosa


Louveira realizará diversas ações no Outubro Rosa LOUVEIRA
Foto: Ilustração.

O mês de outubro, instituído mundialmente como mês de prevenção ao câncer de mama e que é conhecido como Outubro Rosa, começou com uma boa notícia, o município zerou os agendamentos da fila de espera por consultas de ginecologia.

Na última semana, a Secretaria de Saúde finalizou as ações de agendamento de cerca de 1.300 mulheres que aguardavam por atendimento médico. Todas serão atendidas entre os meses de outubro e novembro.

A Secretaria de Saúde pede que as mulheres que estavam com nome na lista de espera e não receberam as ligações se dirijam à Unidade Básica de Saúde (UBSs) mais próxima para agendar a consulta.

MAMOGRAFIA

Serviço importante para o diagnóstico do câncer de mama, o exame de mamografia não possui demanda represada para a realização na rede pública em Louveira. Os atendimentos são feitos pelo Cedil (Centro de Diagnóstico por Imagem de Louveira). A agenda é aberta mensalmente e não há fila de espera para o procedimento, que é feito, em média, dentro de um prazo de 30 a 40 dias depois da solicitação.

Para solicitar o agendamento ou mais informações, as pacientes devem procurar as Unidades Básicas de Saúde do Município.

DIA D

Para garantir prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento dos casos de câncer de mama no município, a Secretaria de Saúde vai promover o Dia D de cuidados contra a doença.

A ação acontece no dia 16 de outubro, das 8h às 16h, nas unidades básicas de Saúde Lucilene Mosca Melin (centro), Antônio Carlos dos Santos (Santo Antônio), Vista Alegre, Burck, e 21 de Março. Durante o Dia D serão realizadas coletas de Papanicolau, solicitação de mamografia (se identificada a necessidade), e orientações sobre autoexame das mamas.

Também no dia 16 de outubro, as secretarias de Saúde, Cultura e Esportes vão promover um passeio ciclístico em direção à Fazenda Santo Antônio, onde as mulheres serão recebidas com aulas de zumba, yoga, food trucks e Espaço Saúde com orientações sobre a saúde da Mulher.

A Prefeitura também vai realizar uma exposição itinerante intitulada "A mulher e o Câncer de Mama no Brasil", ainda com datas e locais a serem definidos.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo