• Jornal Tribuna Online

Prefeitura realiza agendamento para castração de animais de moradores de baixa renda


Prefeitura realiza agendamento para castração de animais de moradores de baixa renda VINHEDO
Foto: Divulgação.

O Departamento de Bem-Estar Animal de Vinhedo, da Secretaria de Planejamento Ambiental, inicia hoje, segunda-feira, 9 de maio, o agendamento de moradores de baixa renda interessados em castrar seus animais de estimação. O animal precisa estar cadastrado no programa Cidadão Pet para participar do mutirão de castração, marcado para 28 e 29 de maio, no Parque Ecológico da Capela.

Nesta primeira etapa do programa de castração os tutores devem necessariamente atestar vulnerabilidade social, apresentando comprovantes de benefício do governo, como Auxílio Brasil.

Os agendamentos para a castração serão feitos durante as ações de microchipagem do pet. O tutor poderá, no mesmo dia, fazer seu cadastro no Cidadão Pet (desde que tenha Cartão Cidadão), microchipar seus cães e gatos e, exclusivamente no caso dos moradores de baixa renda que integram programas sociais, agendar a castração.

A microchipagem será realizada em diferentes bairros da cidade pelos veterinários diretores do Departamento e vai começar pelo bairro Capela, de 9 a 20 de maio, antes de seguir para a Vila João XXIII, de 23 de maio a 3 de junho. Outros bairros como Caixa D’água, Três irmãos e Casa Verde devem ser incluídos na programação no mês de junho. As datas e locais serão divulgadas nas próximas semanas.

Moradores de baixa renda que participam de programas sociais poderão agendar a castração durante todo o período da realização da microchipagem, até que as 200 vagas do primeiro mutirão estejam esgotadas. Outros mutirões vão acontecer na cidade em datas, locais e critérios a serem definidos.

MICROCHIPAGEM

O diretor do Bem-Estar Animal de Vinhedo, Bruno da Silva, e a diretora de Programas e Projetos Públicos do Departamento, Ana Flávia da Costa, ambos veterinários, explicam que o procedimento de microchipagem não é invasivo, não causa dor ao pet e é realizado em poucos segundos.

A microchipagem tem a finalidade de proteger os pets, que estarão registrados em um cadastro municipal. Esse cadastro servirá como um censo da população de bichos domésticos da cidade e será utilizado como instrumento para o desenvolvimento e a execução de políticas públicas de bem-estar voltadas para a causa animal de Vinhedo.

O projeto de microchipagem vai percorrer vários pontos da cidade e os serviços ficarão disponíveis por uma ou duas semanas em cada local. É preciso levar a inscrição no Cidadão Pet, Cartão Cidadão e documento com foto do tutor.

CIDADÃO PET

O cadastro no Cidadão Pet deve ser feito pelos tutores ou responsáveis pela família que possui os animais, através do Cartão Cidadão. As informações são confidenciais. O cadastramento vai permitir acesso a serviços como chipagem e castração. Os tutores que já possuem o Cartão Cidadão podem cadastrar seus pets nas Centrais SIM (apenas com agendamento prévio), na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no Departamento de Zoonoses da Secretaria de Saúde e nas ações de microchipagem. A presença do animal não é necessária.

Para fazer o cadastro no Cidadão Pet é preciso ter Cartão Cidadão, cujo cadastramento deve ser agendado exclusivamente no link https://bit.ly/3cuM7Ws. Informações sobre o Cartão Cidadão no link https://bit.ly/3qZfNn1. Informações sobre os projetos e programas do Bem-Estar Animal de Vinhedo podem ser solicitadas, apenas por mensagem de texto, ao Whatsapp 3836-3389.

9 visualizações0 comentário