• Jornal Tribuna Online

Prefeitura retoma atendimento gradual nas Unidades Básicas, após quase 6 meses


O acesso à Unidade de Saúde é restrito ao paciente que possui consulta ou exame marcado. foto: arquivo JT

A Secretaria de Saúde de Vinhedo retomou, nesta semana, os atendimentos de rotina oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde gradualmente. Por conta da pandemia do coronavírus, os procedimentos eletivos, aqueles que podem ser agendados e sem caráter emergencial, foram suspensos em 18 de março.

Desde o dia 1º de junho os atendimentos foram retomados em 20% de sua capacidade normal, respeitando todas as medidas sanitárias necessárias para evitar a propagação da Covid-19, como limpeza do consultório entre uma consulta e outra, preservando a saúde tanto do paciente quanto do profissional. Neste momento a Rede Municipal opera em torno de 50% do seu volume habitual de atendimento, começando pelas consultas e exames que foram suspensos desde o início da pandemia.

Na odontologia os procedimentos ainda se concentram apenas na urgência e emergência. Em algumas unidades os atendimentos estão sendo ofertados em horários diferenciados, visando sempre à necessidade de cada usuário.

Mesmo durante o período em que os procedimentos eletivos foram suspensos, a Rede Municipal continuou trabalhando para atender as gestantes, que precisam de acompanhamento ininterrupto e crianças até 12 meses, além de fornecer um suporte 24 horas na UPA, Policlínica Capela e Centro Médico.

Os usuários não tiveram o abastecimento de medicamentos interrompido em nenhum momento, as farmácias mantiveram seu funcionamento. Aqueles que fazem uso de medicamento contínuo puderam ainda retirar os insumos para 3 meses sem precisarem renovar as receitas, uma medida a mais para não desabastecer a população e evitar a saída desnecessária de casa.

Reorganização

Nesta fase de retomada gradual dos atendimentos, a Secretaria de Saúde informa aos usuários que a quarentena continua e, portanto, o acesso à Unidade de Saúde é restrito ao paciente que possui consulta ou exame marcado.

Idosos, portadores de necessidades especiais e menores de 18 anos precisam e devem ser acompanhados, para os demais é aconselhado se dirigir ao atendimento sozinho. Tais medidas estão sendo adotadas para evitar toda e qualquer forma de aglomeração, principalmente em Unidades de Saúde.


18 visualizações

FIQUE ANTENADO !

 Preencha os campos informativos abaixo e fique por dentro das últimas notícias de Vinhedo, Louveira, Valinhos e região. 

© 2019  l  Criado por VA90