• Jornal Tribuna Online

Saúde terá mutirão de prevenção ao câncer bucal nas UBSs no sábado, 30


Saúde terá mutirão de prevenção ao câncer bucal nas UBSs no sábado, 30 LOUVEIRA
Foto: Divulgação.

A Prefeitura de Louveira realiza neste sábado (30), em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), uma campanha de prevenção e detecção precoce do câncer bucal. Ação terá um dentista em cada unidade para a avaliação clínica e se estenderá por todo o mês de maio.

O atendimento é para todas as idades e sem a necessidade do agendamento.

A campanha será realizada em conjunto com o Dia D da vacinação contra covid-19, gripe e sarampo nas seis UBSs da cidade, das 8h às 17h. A única exceção é a UBS Gilberto Ajjar, no bairro Monterrey, que atenderá até 16h.


OUTROS DIAS

No decorrer do mês de maio, a avaliação pode ser feita em todas as UBSs, com exceção da UBS P.A.S, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, na UBS Dra. Lucilene Mosca Melin, das 8h às 17h.

Os pacientes que precisarem do encaminhamento por caso suspeito ou positivo da doença serão encaminhados com prioridade para UBS Dra. Lucilene Mosca Melin.


CÂNCER DA BOCA

O câncer da boca é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua e a região embaixo da língua. A doença apresenta maior chance de cura quando detectada em estágios iniciais.

Estima-se 11.180 casos novos da doença em homens e 4.010 em mulheres para cada ano do triênio 2020-2022. Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), as regiões Sudeste e Sul apresentam as maiores taxas de incidência e de mortalidade da doença.

5 visualizações0 comentário