• Jornal Tribuna Online

Secretaria de Cultura divulga selecionados e premiados no Salão de Artes Visuais 2021


Secretaria de Cultura divulga selecionados e premiados no Salão de Artes Visuais 2021 VINHEDO
Foto: Divulgação.

A Secretaria de Cultura e Turismo divulgou nesta quarta-feira, 21, a lista dos artistas e obras selecionados para o Salão de Artes Visuais (SAV) 2021, bem como o resultado da premiação. O material pode ser acessado no link: https://www.vinhedo.sp.gov.br/portal/noticias/0/3/16541/secretaria-de-cultura-divulga-selecionados-e-premiados-no-salao-de-artes-visuais-2021.

“Foram quase 700 registros e mais de 1600 obras avaliadas, representando 22 estados brasileiros, sendo que, destas, foram selecionados pouco mais de 100 trabalhos para compor o Salão de Artes, o que demonstra a qualidade do nosso salão de artes”, destacou o prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco.

A seleção foi realizada entre os dias 13, 14 e 15 de julho com a coordenação da secretaria e a comissão de jurados foi composta pelos artistas Alfredo Mafra, Maria Ivone Degelo e Wagner Pavarin.

“Trabalhar com uma comissão de jurados formada por artistas que ajudaram a construir este Salão foi uma honra. Eles representam mais de 20 anos dedicados à construção de tão renomado evento. Tenho certeza que nossos visitantes irão gostar do SAV 2021”, informou o Secretário de Cultura e Turismo, Renato Romanetto.

A exposição será montada no Centro de Exposições e Galeria de Artes “Edilson Caldeira”, no piso inferior do Teatro Municipal, e estará aberta para visitação de 01 de setembro e 01 de outubro, presencial e virtualmente em link divulgado futuramente.

Sobre os jurados

Alfredo Mafra é graduado em arquitetura e artista autodidata com extensa e variada produção artística, tendo trabalhado há tempos com pintura a óleo, aquarela, esculturas em materiais diversos, artes digitais e gráficas - onde se destaca com sua série de xilogravuras com introdução do uso do aerógrafo, além de trabalhos utilizando objetos do mundo real e elementos cinéticos. Mafra participou, ainda, da Comissão de Organização de nosso tradicional SAV quando ainda nem se chamava assim, nos anos 1997 e 1998.

Maria Ivone Degelo é bacharela em educação e licenciada em geografia, possui mestrado em Estética de História da Arte pela USP com cursos nas áreas de preservação de patrimônio cultural e museologia social, além de capítulos publicados em livros entre 2007 e 2008. Foi gestora cultural no município de 2009 a 2016, tendo trabalhado ativamente na organização e curadoria do Salão de Artes Visuais nos mesmos anos.

Wagner Pavarin é artista visual, cenógrafo, especialista em Arte Renascentista pela Scuola Leonardo da Vinci de Florença na Itália e História da Arte pela Universidade São Judas Tadeu em São Paulo, além de um dos pioneiros do Salão de Artes Visuais de Vinhedo e gestor cultural da Secretaria de Cultura e Turismo desde a década de noventa, ao lado de Edilson Caldeira – homenageado com seu nome consagrado ao Centro de Exposições e Galeria de Artes. Ocupou, ainda, a cadeira de secretário da pasta em Vinhedo duas vezes, em 2015 e depois em 2019.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo