Grupo composto por cerca de 50 pessoas vivem a região do Jardim Três Irmãos e São Matheus

Estudo realizado pela Unicamp, no Atlas 2019 da Imigração, lançado no final do último mês, mostra que Vinhedo foi a quinta cidade da Região Metropolitana de Campinas que recebeu imigrantes entre o período de 2009 a 2019, com 1.185 imigrantes.
O estudo, também, mostrou que a maior parte dos imigrantes que vivem na RMC é formada por haitianos. De acordo com o levantamento, 33% dos estrangeiros que se estabeleceram na região nos últimos dez anos são do Haiti.
Pesquisadores tiveram como base as autorizações de residência emitidas pelo governo, como vistos temporários, permanentes ou humanitários. Contudo, não foram contabilizados aqueles que solicitaram refúgio no país, já que estes ainda aguardam decisão da União.
Depois do Haiti, a Venezuela é o segundo país de onde as pessoas mais migram para a região de Campinas (25%), seguido pela Colômbia (10%), China (8%), Bolívia (5%), Peru (3%) e Angola (1%). Outros países somados totalizam 15%.
Conforme o estudo, foram 31.747 novos registros ativos no período, a maioria deles se fixou em Campinas, que concentra 62,29% destes imigrantes, com 19.485 pessoas, seguido por Americana (2.259), Indaiatuba (1.814) e Sumaré (1.238) que aparecem logo depois no ranking de destinos mais procurados e, em seguida, a cidade de Vinhedo.
Haitianos
Gurpo de cerca de 50 haitianos que saíram da cidade de Gonaïves (em crioulo Gonayiv), a quarta maior do Haiti, estão residindo em Vinhedo. A maior parte está concentrada no Jardim Três Irmãos e São Matheus e já é conhecida por grande parte dos moradores.
Com o apoio da paróquia do bairro, receberam cesta básica e auxílio para a emissão de documentos importantes como RG, CPF e a carteirinha de saúde. Já instalados, recebem aulas de português no salão da igreja, por meio de voluntários.
Comentarios