• Jornal Tribuna Online

Vinhedo assina convênio com governo do Estado de São Paulo para viabilizar Trem Intercidades


Vinhedo assina convênio com governo do Estado de São Paulo para viabilizar Trem Intercidades VINHEDO
Foto: Divulgação.

O prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, assinou nesta segunda, 18, em evento em Campinas, o convênio entre o governo de São Paulo e o município para viabilizar a primeira etapa do Trem Intercidades (TIC). Também foram contemplados nesta primeira fase os municípios de Campinas, Franco da Rocha, Louveira, Francisco Morato e Várzea Paulista.

Segundo o governo do Estado, os convênios darão garantias, condições jurídicas, financeiras e técnicas para a implantação do eixo norte do projeto. O prazo é de cinco anos, com prorrogação se necessário.

“Estamos confiantes de que o projeto ganhará celeridade com este convênio. O projeto será um marco para Vinhedo e região com o transporte de mais de 60 mil passageiros ao dia, trazendo agilidade, economia e conforto aos vinhedenses”, destacou dr. Dario.

Com estimativa de investimentos de R$ 10,2 bilhões, o Trem Intercidades terá 100 quilômetros de extensão, com serviço expresso entre Campinas, Jundiaí e São Paulo e um sistema com paradas entre Campinas e Francisco Morato, atendendo às cidades de Louveira, Valinhos e Vinhedo.

O projeto compreende também a operação, manutenção e obras, com melhoria do desempenho e da qualidade do serviço da linha 7-Rubi da CPTM. O governo de São Paulo aguarda a formalização de convênio com o Ministério da Infraestrutura para uso da malha férrea e a renovação da atual concessão pelo Tribunal de Contas da União até maio, permitindo a publicação do edital de licitação do projeto.

O anúncio foi feito durante a quinta edição do programa Governo Na Área, que visa intensificar relações institucionais entre autoridades do governo do Estado, prefeituras e câmaras municipais, além de ampliar a transparência das ações governamentais à população. O evento contou com a participação do governador Rodrigo Garcia, do secretário de Transportes Metropolitanos, Paulo José Galli, e demais secretários estaduais.

19 visualizações0 comentário