• Jornal Tribuna Online

Vinhedo inicia vacinação contra gripe em idosos com 80 anos ou mais


Vinhedo inicia vacinação contra gripe em idosos com 80 anos ou mais VINHEDO
Foto: Divulgação.

A Secretaria de Saúde de Vinhedo inicia nesta segunda-feira a vacinação contra gripe em idosos com 80 anos ou mais em oito unidades de saúde da cidade. Não será necessário agendamento, basta comparecer às unidades, das 8h às 16h, para receber a imunização. Não há necessidade de intervalo entre as vacinas de covid-19 e gripe, que podem inclusive ser aplicadas no mesmo dia. A Campanha de Vacinação contra Influenza tem início no dia 4 de abril no Brasil e foi antecipada no Estado de São Paulo.

A vacinação estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Vinhedo Vila João XXIII, Casa Verde, Três Irmãos, Meirelles, Bela Vista, Vila Planalto, no Centro Médico e na Policlínica. É preciso levar documento com foto, Cartão Cidadão ou comprovante de endereço.

A vacina do Butantan contra a influenza é trivalente e 100% nacional, composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos localizados no final do ano passado. A expectativa da campanha é vacinar 90% do público-alvo de mais de 16,6 milhões de pessoas, entre idosos, profissionais de saúde, professores, crianças, entre outros.

O calendário é dividido por etapas, com prioridade para os idosos acima de 80 anos de idade (confira abaixo o calendário completo). O Instituto Butantan antecipou neste ano as entregas da vacina da gripe para o Ministério da Saúde. Ao todo serão fornecidas 80 milhões de doses para a imunização em todo o Brasil.

Calendário de São Paulo de vacinação contra a influenza (gripe)

28 de março: Idosos acima de 80 anos

4 de abril: Idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde

2 de maio: Crianças acima de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes e puérperas

9 de maio: Indígenas, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades

16 de maio: forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários e população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa

Locais de vacinação

UBS Casa Verde – Rua Morubixaba, s/nº, Casa Verde

UBS Vila Planalto – Rua Brasília, 273, Vila Planalto

Centro Médico Dr. Manoel Matheus Neto – Avenida Presidente Castelo Branco, 1.375, Jardim São Matheus

UBS Jardim Três Irmãos – Rua Agenor Gallo, s/nº, Jardim Três Irmãos

UBS Dr. José Osmar Meirelles dos Santos – Rua Agenor de Matos, 170, Capela

UBS Bela Vista – Rua Custódio Lopes Puga, s/nº, Capela

UBS Vila João XXIII – Rua Artur Biancalana, 120, Vila João XXIII

Policlínica – Rua Juliana Von Zuben Dêgelo, nº 90, Capela

7 visualizações0 comentário