top of page
  • Foto do escritorJornal Tribuna Online

A Secretaria de Saúde de Vinhedo pausa os atendimentos de auriculoterapia durante o mês de dezembro


Foto Ilustração

A Secretaria de Saúde de Vinhedo pausa os atendimentos de auriculoterapia durante o mês de dezembro e retoma os procedimentos no dia 4 de janeiro. A prática de auriculoterapia nas unidades públicas de saúde da Prefeitura de Vinhedo não limita o número de sessões por pessoa, mas prevê pausas seguindo o protocolo, que coincidem com período de férias das profissionais.


A Prefeitura de Vinhedo realiza sessões de auriculoterapia em quatro diferentes locais da cidade. A prática medicinal é baseada no conceito de que a orelha é um microssistema que representa todo o corpo como um mapa. Os interessados podem comparecer aos locais e dias de atendimento sem necessidade de agendamento. A auriculoterapia é indicada para adultos e crianças acima de 5 anos de idade.


A auriculoterapia integra as Práticas Integrativas e Complementares no SUS (Sistema Único de Saúde), que atende às diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS). Em Vinhedo, o atendimento com a auriculoterapia, que faz parte das técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, não precisa de agendamento ou encaminhamento.


A auriculoterapia é realizada na parte externa da orelha, que representa os órgãos do corpo humano. A prática é um dos ramos da acupuntura destinado ao tratamento das enfermidades físicas e mentais por meio de estímulos nos pontos nervosos da orelha. O tratamento não tem contraindicações. As sementes podem permanecer na orelha por sete dias ou até caírem.


Locais de atendimento a partir de 4 de janeiro


UBS Casa Verde – Rua Morubixaba, s/nº, Casa Verde – Segunda-feira, das 9h às 10h – 20 vagas

Igreja São José – Rua Malaquita, 11, Jardim Bela Vista – Quarta-feira, das 6h às 8h – 40 vagas; e Quarta-feira, das 14h às 15h – 20 vagas

UBS Planalto – Rua Brasília, 273, Vila Planalto – Quinta-feira, das 9h30 às 11h30 – 40 vagas

Recanto dos Aposentados – Centro Esportivo e Recreativo Avelino Cardoso, acesso pela Rua São Francisco, Vila João XXIII, ao lado da quadra de bocha – Sexta-feira, das 6h às 8h – 40 vagas

13 visualizações0 comentário
bottom of page