top of page
  • Foto do escritorJornal Tribuna Online

Amizade: um potente motor para a felicidade

Se seu amigo está feliz, a sua felicidade aumenta em 15,3%. Com o intuito de dedicar um dia para honrar a amizade, a LBV lança o Desafio Amigo Solidário


Você já teve um dia em que precisou de um ombro amigo? Ou já recebeu aquele importante conselho de alguém no instante certo de sua vida? A amizade é um sentimento que torna a vida mais colorida e feliz. E quando se tem um amigo para compartilhar momentos, tudo fica mais leve e harmonioso. Além de ser fundamental para nosso crescimento, a amizade fortalece os laços sociais e emocionais dos indivíduos e influencia também em importantes decisões da vida.


Motor da felicidade

Um estudo feito pela Universidade de Harvard, trouxe uma conclusão surpreendente ao revelar que os amigos são o principal indicador de bem-estar na vida de alguém. Isso mesmo, pesquisas indicam que as principais atitudes humanas que se espalham pelas nossas conexões são como um vírus e que os amigos são como os transmissores desses comportamentos. Se seu amigo está feliz, a sua felicidade aumenta em 15,3%. A possível explicação é de que a amizade tenha sido classificada como uma prioridade absoluta pelo cérebro. Tão importante quanto ter amigos do peito é estabelecer novos laços. Para Michelle Lisboa, psicóloga da Legião da Boa Vontade (LBV), somos seres sociais e necessitamos estabelecer vínculos para o desenvolvimento humano. Assim, “a amizade também favorece a longevidade, o amadurecimento e pode ser considerada como um fator positivo para proteção da saúde mental”, inclusive.


Além do calendário

Já a amizade na infância estimula a sociabilidade, a autonomia e o altruísmo. Estudantes da LBV destacam que os amigos são as pessoas que escolhemos para compartilhar momentos e que são flores que a vida planta em nossos corações. Não é à toa que nesse mês celebramos duas datas especiais: o Dia do Amigo (20/7) e o Dia Internacional da Amizade (30/7) — definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) — para mostrar a importância da amizade na vida das pessoas de todo o mundo.


Amigo cuida e faz o Bem

Com o intuito de honrar e valorizar a amizade, a LBV convida todos a promoverem a amizade solidária. Trata-se de uma oportunidade de expressar gratidão e carinho pelos amigos existentes e de fazer novas amizades também. A ideia é dedicar um dia para dignificar a amizade e valorizar a união de todos em prol do Bem comum. Ao falar sobre esse tema, uma das atendidas pela LBV Lauana Rodrigues, de 10 anos, diz que ser amigo também é ser solidário e ainda ressalta: “A Solidariedade é um jeito de demonstrarmos que as pessoas são importantes, sejamos solidários”.


Participe do #Desafio Amigo Solidário! Como ajudar?

A LBV lança o Desafio Amigo Solidário e você pode levar alimentos não perecíveis até a unidade mais próxima de você. Confira os endereços: https://www.lbv.org/enderecos. Ou, se preferir, faça sua doação pelo site www.lbv.org.br ou via Pix Solidário: pix@lbv.org.br. Também pode se tornar um voluntário da LBV e fazer parte das ações sociais ou ainda mobilizar seus amigos para participar do desafio solidário. Registre esse momento especial com seu amigo e marque o perfil @LBVBrasil no instagram e no facebook.

16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page