top of page
  • Foto do escritorJornal Tribuna Online

Com oficinas teatrais gratuitas, projeto “Partiu Trabalho!” beneficiou 60 jovens em Vinhedo


Foto Divulgação / Rodrigo Cordeiro

De 26 de setembro a 07 de outubro de 2022, cerca de 60 estudantes do PEI EE Patriarca da Independência, em Vinhedo, participaram das oficinas gratuitas de artes cênicas do projeto “Partiu Trabalho!”.


Com o objetivo de oferecer capacitação e ajuda no desenvolvimento de habilidades sócio emocionais, visando a inserção desses jovens no mercado de trabalho, as oficinas mesclaram técnicas artísticas e pedagógicas, abordando temas como comunicação, expressão corporal, prática do improviso, integração, trabalho em equipe, cenografia e organização cênica.

Os estudantes tiveram contato com ferramentas de desenvolvimento de habilidades que os auxiliaram a se expressar melhor, para serem compreendidos de forma mais eficaz, exercitaram a abertura para conversar com pessoas de diferentes perfis, foram incentivados a lidar com imprevistos e até a organizar o seu próprio ambiente de trabalho.


No dia 24 de outubro, às10h, foi realizada uma apresentação teatral aberta a toda escola e à comunidade, onde os jovens aplicaram as técnicas e todo aprendizado das oficinas. No mesmo dia, aconteceu uma palestra com o tema “Artes cênicas e sua importância na cultura”.


Nesta cidade, o projeto é apoiado pela AveryDennison, empresa patrocinadora que é comprometida com ações que melhorem a qualidade de vida das pessoas em suas comunidades, por isso apoia projetos como esse, que incentiva a inserção de jovens no mercado de trabalho, que proporciona crescimento, aprendizado, autoconfiança, responsabilidade profissional e pessoal.


O projeto “Partiu Trabalho” é uma realização do Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura com produção da Sancelle apoio da Komedi Projetos.


Sobre a AveryDennison: A AveryDennison é uma empresa global de ciência dos materiais especializada no design e fabricação de uma ampla variedade de materiais funcionais e de etiquetagem.

Os produtos da empresa, usados em quase todos os principais setores, incluem materiais sensíveis à pressão para etiquetas e aplicações gráficas; fitas e outras soluções de colagem para aplicações industriais, médicas e de varejo; rótulos, etiquetas e enfeites para vestuário; além de soluções de identificação por radiofrequência (RFID) que atendem aos mercados varejistas de vestuário e outros. A empresa emprega mais de 35.000 funcionários em mais de 50 países, uma experiência e escala global que permite oferecer soluções inovadora, sustentáveis e inteligentes para clientes de todo o mundo.


Sobre o Ministério: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela empresa AveryDennison.

10 visualizações0 comentário
bottom of page