
Pamela Bampa atua nesta área há 22 anos. Trabalhou 10 anos no CEIVI e montou sua própria Clinica faz 9 anos - “Motricitá” que significa Motricidade e, também, “Diversitá”, direcionada para adolescentes autistas.
R.F.: Como se identifica autismo na maioria das crianças?
P.B.: Em geral, as principais características são: * atraso na comunicação - fala; *prejuízo com a habilidade social, demonstrando dificuldade em socializar-se.
Na realidade, existem três níveis: 1 - a criança consegue comunicar-se, interage, lê, escreve com certa média cognitiva; 2 - precisa de mais suporte, pois fala com dificuldade e necessita de um intermediário para socializar-se e efetuar atividades; 3 - o indivíduo não possui autonomia, com dificuldade de aprendizagem no dia a dia, constituindo transtorno do espectro autista( alteração no desenvolvimento neurológico, sendo manifestado na comunicação e em comportamentos repetitivos).
R.F.: Quais suas perspectivas para o futuro?
P.B.: Tenho interesse no desenvolvimento psicomotor, englobando a parte motora, cognitiva e emocional. Buscar, cada vez mais, intervenção psicomotora dos autistas, dando-lhes mais chances de maior avanço e conscientizar a sociedade dessa necessidade.
R.F.: Na FUV 2025 haverá Acomodação Sensorial. Explique.
P.B.: Sim. Teremos uma sala estruturada com estímulos sensoriais para melhor organização do espaço: *luz mais baixa; *som mais ameno; *climatização do ambiente; *objetos táteis para estímulo da exploração motora; enfim, ferramentas que proporcionem um sistema sensorial organizado.
R.F.: Que conselho você dá a uma mãe de autista?
P.B.: Sempre acreditar no filho. Quando você o conhece, passa a descobrir múltiplas qualidades. É imprescindível dedicação e hiperfoco - “Potencializar a essência de cada criança”, seja ela dança, esporte ou artes plásticas.
R.F.: Qual sua filosofia de vida?
P.B.: “Ter alegria de viver.”
R.F.: Deixe uma frase ao público.
P.B.: “ O essencial é invisível aos olhos”, O Pequeno Príncipe de Saint-Exupery.
Pamela Bampa: casada com Gabriel Bampa, tem uma menina de 3 anos _ Rosa e está grávida de 8 meses do Lucas.

Legenda: Pudim Havana. / Foto: Divulgação.
Comments