Encontro com Revista Flash - Mônica Kleemann, Coordenadora da ONG “Mãos em Ação”
- Jornal Tribuna Online
- 22 de dez.
- 2 min de leitura

Casada com Manfred Kleemann, há 35 anos, tem dois filhos: Leonardo (32), publicitário e Letícia (30), Turismo.
R.F.: Qual sua formação acadêmica?
M.K.: Sou formada em Comércio Exterior, Serviço Social e Teologia em nível superior.
R.F.: Como foi sua atuação profissional?
M.K.: Trabalhei como diretora em Administração de Empresas por alguns anos. Em 1996, mudei-me para Vinhedo. Há 10 anos, fundei a ONG “Mãos em Ação”, com sede no Bairro da Capela.
R. F.: Especifique o foco principal da ONG.
M.K.: O principal objetivo consiste na assistência às famílias vulneráveis, suprindo suas necessidades prementes. Existem muitas mulheres sem profissão. Oferecemos cursos profissionalizantes gratuitos, proporcionando qualificação de mão de obra e gerando renda. As alunas são mães provedoras de família, dando-lhes subsistência e autoestima.
R.F.: Quais são os Cursos ministrados?
M.K.: Temos Cursos de manicure, pedicure, alongamento de unhas, esmaltação em gel, design de sobrancelhas e cuidador de idosos, graças à parceria com educadores voluntários. Acabamos de formar mais de 50 Cuidadores de Idosos. Disponibilizamos assistente social e psicólogos que atendem famílias carentes, auxiliando-as a superarem dificuldades e se estabelecerem no município. Por mês, são assistidas 35 famílias. No Natal, ocorre apadrinhamento de crianças e, no início do ano, campanha em prol de material escolar e mochilas.
R.F.: Cite perspectivas para o futuro.
M.K.: Pretendo continuar com os Cursos Profissionalizantes gratuitos, fornecendo autossuficiência às famílias vulneráveis, realizando, periodicamente, bazar, com peças atrativas por R$2,00, aberto à população, em ambiente acolhedor.
R.F.: Qual sua filosofia de vida?
M.K.: “Busque a Deus e terá equilíbrio em Corpo, Alma e Espírito.”
R.F.: Deixe uma mensagem.
M.K.: “Deus se importa com todas áreas de sua vida. Em 2026, procure Saúde que comece na alma e se estenda ao espírito, alcançando seu corpo. Quando a alma prospera, todo ser entra em alinhamento e a vida flui com equilíbrio, paz e plenitude.”








Comentários