• Jornal Tribuna Online

Entrevista com Luiz Vieira

Luiz Henrique Vieira da Silva, 26 anos, atualmente, assumiu o cargo de Secretário de Meio Ambiente e Urbanismo na Prefeitura Municipal de Vinhedo. É doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/Unicamp). Mestre em Sustentabilidade pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (CEA/PUC-Campinas). Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (EACH/USP). Membro do Laboratório “Social Dimensions of the Global Environmental Changes in the Global South” (LABGEC/Unicamp).

Entrevista com Luiz Vieira VINHEDO
Foto: Jornal Tribuna.

Jornal Tribuna (JT): Você é natural de onde e como foi sua vinda para Vinhedo?

Luiz Vieira (LV): Sou natural de São Paulo, mas estou em Vinhedo desde meus primeiros dias de vida, porque uma parte de minha família já residia aqui. A partir de então, aprendi a amar esta cidade e, por isso, me considero um “vinhedense de coração”.


(JT): Em sua opinião, quais as principais qualidades da cidade?

(LV): Vinhedo se destaca por ser uma cidade acolhedora e com potencial para o desenvolvimento, característica reforçada por suas coordenadas geográficas, sua fauna e flora e, sobremaneira, pela predisposição de seu povo criativo, diverso e trabalhador. Justamente por isso, acredito que há muito a melhorar, e sei que estamos dando os primeiros passos em direção a um futuro, verdadeiramente, sustentável, com oportunidades para todas as pessoas e respeito ao meio ambiente.


(JT): Como você recebeu o convite do prefeito Dr. Dario Pacheco para comandar a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo?

(LV): Durante a campanha e em meu trabalho, à época, como pesquisador acadêmico, atuei fortemente para apontar os problemas ambientais do município e apresentar possibilidades de ação para solucioná-los. Sendo assim, logo após a eleição de nosso prefeito, fui convidado para conversar com ele a respeito do futuro das políticas públicas ambientais de Vinhedo. Ao receber o convite para comandar a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, fiquei surpreso e honrado com a oportunidade de contribuir diretamente para o desenvolvimento sustentável da cidade em que vivo. Após vários alinhamentos, aceitei o desafio e estou muito feliz por estar trabalhando por mudanças positivas na Secretaria e, naturalmente, pela sustentabilidade.


(JT): Quais os desafios que você tem encontrado desde que assumiu a Secretaria?

(LV): De início, verifiquei uma série de problemas de infraestrutura na sede da Secretaria. Entendo que isso se deve ao caráter “secundário” ao qual, infelizmente, o meio ambiente é relegado na Administração Pública de muitos municípios brasileiros. Contudo, aproveitando a qualidade e a proatividade da brilhante equipe, composta por diretoras comissionadas e servidores concursados, essas adversidades foram prontamente superadas, permitindo que a Secretaria pudesse debruçar-se sobre pautas sensíveis para o município, como a fiscalização ambiental, o bem-estar animal e a revisão do Plano Diretor Participativo de Vinhedo, impedindo quaisquer retrocessos ambientais e permitindo a sustentabilidade hídrica.


(JT): Quais principais ações a curto, médio e longo prazo previstos na pasta de Meio Ambiente e Urbanismo?

(LV): Ações de transparência e aproximação com os cidadãos - Página oficial da Secretaria foi criada, com atualizações semanais sobre as atividades desenvolvidas.

- Retomada dos Conselhos ligados à Secretaria - Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU), Conselho Municipal de Proteção do Meio Ambiente (COMDEMA) e Conselho Municipal de Bem-Estar dos Animais (COMBEA).

- Adesão à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável como orientadora para as políticas públicas, a organismos como a coalizão Estratégia ODS e a Rede ICLEI, com treinamento, capacitação, elaboração de materiais e cooperação técnica, alinhando o município às melhores práticas regionais e nacionais em sustentabilidade e colocando Vinhedo na rota da sustentabilidade.

- Criação da Comissão Municipal para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Comissão Vinhedo 2030) - Processo Administrativo está em tramitação.

- Reestruturação da Coordenadoria da Agenda VerdeAzul, para interagir com a Agenda 2030.

- Transformar a sede da Secretaria em um modelo de sustentabilidade e educação ambiental - A Biblioteca de Meio Ambiente foi criada e será aberta ao público assim que possível.

- Fomento a hortas comunitárias e ações ecológicas nos bairros - Projeto-piloto foi criado e a Prefeitura busca parceiros para obter os recursos.

Parceria com empresas da cidade para criar o Banco de Ideias Sustentáveis de Vinhedo - Foi aberto o cadastro das empresas instaladas no município que promovem sustentabilidade para criar um novo modelo de parcerias voltado para o desenvolvimento integrado e sustentável da cidade.

- Estudo de viabilidade para engenharia natural - A Secretaria desenvolveu um projeto-piloto que emprega engenharia natural para recuperar a nascente e o entorno do córrego que atravessa a Avenida Rosa Zanetti Ferragut, no Jardim Itália, que está em busca de recursos.

Educação Ambiental nas escolas

- Elaboração de um planejamento estratégico, aliado à Secretaria de Educação, de ações envolvendo as escolas municipais. Parceria com a Associação Mata Ciliar para a publicação de cartilha inédita que será distribuída aos moradores de Vinhedo com dicas e orientações sobre os animais silvestres existentes no município.

- Criação da Diretoria de Bem-Estar Animal (DIBEMA), ligada à Secretaria e integrada ao Centro de Controle de Zoonoses - Está em fase final a criação da Diretoria para o desenvolvimento de políticas públicas específicas.

- Instalação de painéis fotovoltaicos em prédios públicos - A Secretaria iniciou o processo de compra dos materiais e dos serviços necessários para instalar painéis fotovoltaicos em seu prédio. Posteriormente, a iniciativa será replicada em outros espaços municipais.

- Abertura de Processo Administrativo para analisar a viabilidade da construção de uma nova Central de Triagem de Recicláveis.


(JT): Para encerrar, há algum lema que o marque ou uma mensagem que gostaria de deixar aos leitores?

(LV): A cidade de Vinhedo está sendo colocada na rota para o desenvolvimento sustentável. Precisamos unir corações e mentes para que esse projeto se concretize e gere bons frutos. Conto com você!


17 visualizações0 comentário