• Jornal Tribuna Online

Entrevista com Maycon Paiva

Maycon Paiva é atualmente, regente da Corporação Musical Progresso Louveirense. Formado pela UNIMES Universidade de Santos BI curso licenciatura em música, desenvolve trabalho didático na cidade de Jundiaí e região. Também é membro e coordenador da Louveira Big Band. Participa como Professor de Trombone no Projeto Guri – Polo Regional de Jundiaí e Campinas. Apesar de ser natural de Jundiaí, Maycon atua como músico em Louveira desde 1994. Iniciou seus estudos musicais com o Maestro Joeldir Manuel Silva. Já participou do Festival de Inverno de Campos do Jordão, entre outros, atuou em diversas orquestras como orquestra experimental de São Paulo, orquestra da TV Cultura, entre outras.

A Corporação Musical Progresso Louveirense foi fundada em 1927 recebendo o nome de Banda Santo Antônio pelo saudoso Maestro Santo Scarance. Posteriormente nomeada de Banda Musical de Louveira e oficializada no dia 30 de abril de 1981. Em 2012 foi contemplada com o Prêmio Funarte de apoio à banda de música, adquirindo instrumentos de percussão, tímpanos e vibrafones. Atualmente, a Progresso Louveirense vem sendo regida pelo Maestro Maycon Paiva, tendo como diretor artístico Gesse Araújo e presidente Janielton Batista.

Entrevista com Maycon Paiva LOUVEIRA
Foto: Divulgação.

Jornal Tribuna (JT): O que a Corporação Musical Progresso Louveirense representa, hoje, para a comunidade louveirense?

Maycon Paiva (MP): A Corporação Musical Progresso Louveirense representa, primeiramente, para o público local, a valorização e resgate das antigas tradições que nós músicos, valorizamos em nosso trabalho, respeitando o que já existe, e, agregando valor às novas tendências que vão surgindo em nossa cultura atual. Muitos músicos, que começaram em nossa banda, tem uma carreira profissional, que consegue manter a sua família através da arte. Isso, para mim, é a maior contribuição para o município.


(JT): Hoje, a Corporação conta com a participação de quantos integrantes?

(MP): Hoje, a Banda Progresso Louveirense conta com o total de 46 músicos. Fomos, agora, recentemente agraciados com a ampliação do nosso elenco que estamos em ampliação para mais um grupo já consolidado, a Louveira Big Band com mais 18 músicos. E um embrião de uma orquestra clássica com violinos, violão e violoncelo, por enquanto com mais 4 músicos, com muita vontade de ampliar mais ainda.


(JT): Como estão as atividades da Corporação nesta época de pandemia?

(MP): Nesta pandemia, conseguimos elaborar vários projetos remotos, como gravações de vídeos, lives mensais. Com uma rápida adaptação no sistema Home office, podendo levar um pouco de entretenimento online.


(JT): Existe algum projeto que você gostaria que se tornasse realidade na Corporação Musical Progresso Louveirense?

(MP): Com a atual gestão da secretaria de Cultura de Louveira, estão, prontamente, nos apoiando em nossos projetos como já citado, anteriormente, na ampliação do elenco da banda.


(JT): Para encerrar, há algum lema que o marca ou uma mensagem que gostaria de deixar aos louveirenses?

(MP): Apoiem a cultura local, pois se, hoje, existe Zeca Pagodinho, Ivete Sangalo entre outros grandes, é porque começaram a trabalhar primeiramente em suas regiões. Para nós, artistas locais, um simples curtir ou compartilhar em mídias sociais já faz uma enorme ajuda, ao nosso trabalho.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo