top of page
  • Foto do escritorJornal Tribuna Online

Entrevista com Ricardo Benfica

Formado em Engenharia Civil em 1984, com Especialização em Gestão de Meio Ambiente em 2001 e Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo em 2020, Ricardo é fundador da empresa de engenharia, onde atuou por aproximadamente 35 anos no ramo de construções, projetos e administração de obras no setor privado e público, nos últimos 20 anos com atuação expressiva no ramo de projetos e obras no setor de entretenimento. Passou Prefeitura de Jundiaí no ano de 1992 como Diretor de Obras e, posteriormente, Secretário de Obras. Atualmente assumiu a Secretaria de Obras de Vinhedo.

Entrevista com Ricardo Benfica VINHEDO
Foto: Divulgação.

Jornal Tribuna (JT): Você é natural de Vinhedo? Quais você julga ser as principais qualidades da cidade a seu ver?

Ricardo Benfica (RB): Nasci em Vinhedo em 1962, filho de pai mineiro e mãe libanesa, meu pai teve grande atuação

nos primeiros tempos de Vinhedo como advogado e envolvido em ações em que uma delas teve como resultado a fundação da Santa Casa de Vinhedo. Vinhedo é minha cidade natal, consequentemente, tenho muito orgulho dela, muito respeito

pelas famílias tradicionais que com a força de seu trabalho e dedicação transformaram nessa cidade que o Brasil inteiro conhece e faz elogios do tipo “nossa! Você mora em Vinhedo! Lá é muito bom!!!”


(JT): De onde surgiu seu interesse pela profissão? Houve alguma motivação (vinda da família, amigos?)?

(RB): Sempre tive uma tendência para a matemática e matérias que a aplicam, na minha família em minha geração não têm engenheiros, e quando criança gostava muito da área de mecânica, mas, com o passar dos anos, vi que gostaria de algo que envolvesse a criatividade integrada com a parte social e ambiental, nesse sentido iniciei a engenharia civil e ,me identifiquei muito com a profissão, a qual respeito e procuro honrar. Acredito que influenciei as gerações posteriores da minha família,

porque hoje já temos mais alguns engenheiros.


(JT): Como você recebeu o convite do prefeito Dr. Dario para comandar a Secretaria de Obras?

(RB): Foi uma surpresa receber uma ligação do grupo que estava montando o secretariado e me solicitando

uma reunião, não sabia a princípio do que se tratava, mas, assim que fui apresentado

para o Dr. Dario, ele pediu para eu falar de mim, meu currículo, minhas atividades

e expectativas. Ele fez uma explanação de qual seria a conduta da gestão que ele iniciava e me identifiquei rapidamente, fez o convite em uma outra reunião e aceitei.

Temos a mesma vontade, deixar o município melhor e pronto para o futuro.


(JT): Como está sendo o dia a dia nesses primeiros meses como secretário?

(RB): Estou num processo de aprendizado e conhecimento, os órgãos públicos têm suas particularidades e temos que aprender, é um desafio que julgo ser de grande valia para meu crescimento cultural e técnico. Os colaboradores da Secretaria têm me ajudado muito.

(JT): Quais os principais desafios que você tem encontrado como secretário de Obras?

(RB): Como disse, temos que aprender os trâmites, os meios de trabalho, e, atualmente, como todos no mundo, lidar com a pandemia que nos limita em diversas ações, com redução de pessoal, por doença, por serem de grupo de risco e até pelo fato de terem mais de 60 anos de idade. Toda essa conjuntura nos obriga a pensar bastante para resolver e atender à demanda da Secretaria em atender a população. Porém, temos atendido a grande parte das solicitações. Estamos trabalhando com a equipe de profissionais de grande valor, para cada vez mais oferecermos um trabalho para o cidadão com igualdade e presteza, muito respeito às suas demandas.


(JT): Quais principais obras e melhorias que estão previstas para a cidade a curto, médio e longo prazo?

(RB): A curto prazo, temos diversas obras que estão sendo concluídas, ampliação de escola, segundo acesso ao Distrito Industrial, obras de emergência no bairro da Casa Verde e, outras menores, são obras que vieram da administração anterior e estamos dando continuidade. Vamos atender, também, as obras emergenciais, obras que são necessárias para o município, principalmente na área de drenagem, temos as áreas de risco e estamos trabalhando para viabilizá-las o mais rápido possível. A médio e longo prazos, serão as obras de infraestrutura previstas no plano de governo do prefeito Dr. Dario, são obras que impactarão, positivamente, na vida do cidadão e abrirão caminho para um crescimento sustentável. Estamos trabalhando nos levantamentos e iniciando estudos para os projetos.


(JT): Para encerrar, há algum lema que o marca ou uma mensagem que gostaria de deixar aos leitores?

(RB): Posso dizer que todo o empenho técnico a que nos propusemos na Secretaria de Obras, com seus profissionais de profundo conhecimento, estaremos buscando melhorar a qualidade de vida do cidadão com os olhos na ética e no meio ambiente, mantendo o compromisso de deixar a cidade caminhando para a vida com sustentabilidade.

47 visualizações0 comentário
bottom of page