• Jornal Tribuna Online

Entrevista com Wescley Junqueira Andrade

Wescley Junqueira Andrade, é formado em gestão comercial e certificado em investimentos CPA 20 e FBB 310 – adequação de ofertas de produtos e serviços ao cliente (suitability). Iniciou sua carreira profissional no Banco Bradesco, onde trabalhou por aproximadamente 11 anos. Começou como escriturário e encerrou seu período como Gerente Administrativo. Também, já trabalhou no ramo de materiais para construção (Home Center) no gerenciamento de lojas por cerca de 3 anos, até que recebeu o convite para retornar ao ramo financeiro, mais, precisamente, no cooperativismo de crédito, onde trabalha hoje, no Sicoob Cooplivre. O Sicoob Cooplivre em Louveira iniciou os atendimentos em 12 de maio de 2017, a cidade foi selecionada para integrar a expansão da cooperativa, devido sua ótima localização e seu potencial de negócios diante da região em que está localizada.

Entrevista com Wescley Junqueira Andrade LOUVEIRA
Foto: Arquivo Pessoal.

Jornal Tribuna (JT): Como você se tornou gerente do Sicoob Louveira?

Wescley Andrade (WA): Quando a agência de Louveira começou a ser preparada para ser implantada, eu recebi o convite para gerenciar a agência, o diretor de negócios do Sicoob Cooplivre já conhecia meu trabalho dentro de outras instituições financeiras e lançou esse desafio para minha carreira.


(JT): Qual a estrutura da cooperativa em Louveira?

(WA): Nosso quadro de colaboradores conta com 5 funcionários, todos com experiência em instituição financeira e sempre dispostos a prestar um excelente atendimento. Temos mais de 1000 cooperados e uma estrutura de cerca de 100m² para atender nossos associados. Na agência a cordialidade e o café são garantidos, além dos EPIS protocolares como álcool em gel. Nossa estrutura conta, ainda, com porta giratória e segurança armada para segurança dos usuários e funcionários.


(JT): O que o Sicoob representa hoje para a cidade?

(WA): O Sicoob Cooplivre representa uma evolução no modelo de instituição financeira, aqui não temos cliente e sim cooperados, pois ao se associar ao Sicoob Cooplivre ele, também, é dono do negócio, e por ser um modelo de negócio cooperativo segue os 7 princípios cooperativas, os recursos captados na cooperativa são investidos na própria comunidade ou região. No sistema Sicoob ao invés de encerrar agências físicas, como outras instituições financeiras têm feito, a cooperativa está expandindo a sua rede de atendimento físico aos associados, valorizando o contato pessoal que diante da evolução das tecnologias, tem se perdido. Outro ponto é que trabalha com taxas e tarifas de serviços mais justas que os bancos e por muitos serviços sequer há cobrança, como por exemplo o PIX, que, atualmente, é cobrado pelas instituições tradicionais, mas no Sicoob Cooplivre o PIX é isento para o cooperado, e até 31/07/2021 essa cobrança permanecerá isenta. Outro ponto diferencial com os bancos, é que o associado é de fato um “dono” da sua cooperativa e participa no resultado apurado, além de poder votar sobre os rumos da cooperativa, por meio assembleia.


(JT): Como uma pessoa pode se tornar um cooperado?

(WA): Com a documentação básica, como RG, CPF, comprovante de residência e de renda para pessoa física e para pessoa jurídica o documento de constituição, comprovação de faturamento e os documentos dos sócios (os mesmos para pessoa física mencionados anteriormente).


(JT): Para encerrar, há algum lema que o marca ou uma mensagem que gostaria de deixar aos louveirenses?

(WA): Nosso lema hoje é “Nosso Valor é Você”, esse slogan foi selecionado para acompanhar a marca Sicoob Cooplivre depois das grandes dificuldades que todos enfrentaram em 2020 e, ainda, enfrentam, devido à pandemia. A frase vem ao encontro com a realidade que a cooperativa vive, a valorização dos funcionários e de seus cooperados que são quem realmente fortalecem e enriquecem o Sicoob Cooplivre.


17 visualizações0 comentário