top of page
  • Foto do escritorJornal Tribuna Online

Licitação do Trem Intercidades deve sair em 2021, anuncia presidência da CPTM

Revitalização das vias entre Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas está prevista, com mais de 44 km de trecho

Investimento estimado é de R$ 7 bilhões e concessão de 30 anos. Foto: CPTM

Durante apresentação da 26ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, no último sábado, o presidente da CPTM, Pedro Moro, revelou alguns detalhes sobre a concessão do Trem Intercidades, do serviço intermetropolitano e da Linha 7-Rubi.

No plano apresentado pelo presidente da CPTM, a futura concessionária iniciaria o trabalho já com a Linha 7 operando a partir de Barra Funda. Também está prevista a revitalização de 44 km de vias entre Jundiaí, Louveira,Vinhedo, Valinhos e Campinas pela concessionária, hoje, nas mãos da Rumo Logística.

Outra novidade trazida por Moro é que o plano prevê vias eletrificadas neste trecho, o que leva a crer que o governo desistiu do projeto de trens movidos a biodiesel no serviço regional.


Trem intercidades

Com investimento estimado em R$ 7 bilhões e concessão de 30 anos para operação, manutenção e obras de requalificação da Linha 7-Rubi, que liga a estação da Luz a Jundiaí, o Trem Intercidades será objeto de leilão em 2021.

O executivo da CPTM detalhou as etapas de implantação do projeto que prometem mudar, profundamente, as viagens dos usuários da companhia.

A concessão prevê não só a construção e operação do primeiro serviço de trem regional de São Paulo no trecho São Paulo-Campinas e, posteriormente, até Americana) como também assumir a operação da Linha 7-Rubi da CPTM.

Moro explicou que a Linha 7-Rubi deverá sofrer alterações bastante significativas em relação ao atual formato do serviço. Um exemplo citado foi o fim da operação da linha entre Francisco Morato e Jundiaí em favor do Trem Intercidades. O ramal, também, deixará de atender as estações Brás e Luz, no futuro.

Ou seja, de acordo com o presidente da CPTM, a Linha 7-Rubi só funcionará entre Francisco Morato e Barra Funda, quando todo o projeto estiver implantado.


20 visualizações0 comentário
bottom of page