top of page
  • Foto do escritorJornal Tribuna Online

Pelo Estado, Vinhedo continua na fase laranja de flexibilização


Cidade está com apenas 3 leitos vagos na UTI nesta sexta-feira, 19. foto: divulgação

O Governador João Doria apresentou agora de pouco, a atualização semanal do painel de classificação de fases de retomada econômica do Plano São Paulo. A região de Campinas, que engloba a cidade de Vinhedo,vai continuar na mesma fase, a laranja, em que comércios podem funcionar, mas com restrições de público e demais protocolos de segurança, exceto salões de beleza, academia, restaurantes e bares.

Apesar da recomendação do Estado, o prefeito Jaime Cruz (PSDB) poderá determinar que Vinhedo volte à fase vernelha, caso haja aumento expressivo no número de casos. “Os municípios têm autoridade e autonomia para, dentro de sua região, seguir a flexibilização ou fazer um endurecimento. Esta autonomia vem compartilhada da responsabilidade sobre os indicadores da própria cidade", disse o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. Ele citou as Prefeituras de Jaguariúna e de Valinhos, ambas na região de Campinas e que adotaram medidas mais rígidas que as da fase laranja até que os indicadores locais de saúde voltem a melhorar.

Devido a indicadores preocupantes de saúde no enfrentamento ao coronavírus, as cidades de Barretos, Marília, Presidente Prudente, Registro e Ribeirão Preto regrediram para a fase vermelha de de restrição total a comércios e serviços não essenciais até a próxima revisão.“Sempre que necessário, tomaremos medidas mais duras se assim for a referência do Comitê de Saúde. E avançaremos no Plano São Paulo se o comitê assim o referendar. Nenhuma decisão do plano de saúde do Governo de São Paulo é tomada por impulso político, vontade do Governador ou pressão empresarial, econômica ou política. Quem determina todas as ações é a saúde”, disse Doria.

O Estado também detectou piora nos índices de cidades como Campinas e Sorocaba, por exemplo, mas os dados das respectivas regiões não indicaram a necessidade de regressão de etapa do Plano São Paulo nos demais municípios do entorno. Porém, as prefeituras de cidades com piora significativa receberão uma nota técnica recomendando restrições locais.

Live

O prefeito Jaime Cruz (PSDB) fará uma coletiva de imprensa, logo mais às 15h, para falar sobre as novas medidas. Até a tarde desta sexta-feira, 19 a cidade possuía apenas 3 vagas na UTI da Santa Casa. A coletiva de imprensa será on-line e pode ser acompanhada pela população, através do link: https://www.facebook.com/curtavinhedo/

193 visualizações0 comentário
bottom of page