*Foto: Divulgação
O Ministério da Saúde deverá antecipar a Campanha de Vacinação contra a Gripe em 2024. Frequentemente, a Campanha acontece entre os meses de Abril e Maio, mas, este ano, terá início em 25 de Março, devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no país.
Estima-se que 75 milhões de pessoas serão imunizadas. A antecipação visa a proteção da população, principalmente idosos, gestantes, profissionais de saúde, da educação, a fim de que as pessoas fiquem protegidas antes do inverno.
Vacinação no SUS ( Sistema Único de Saúde):
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
Trabalhadores da Saúde:
Gestantes;
Puérperas;
Professores dos ensinos básico e superior;
Idosos com 60 anos ou mais;
Profissionais das forças de Segurança;
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais;
Caminhoneiros;
Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo;
População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
ALERTA: Crianças, que receberão o imunizante pela primeira vez, deverão tomar duas doses, com intervalo de 30 dias.
O Ministério informou que as doses deverão ser distribuídas a partir do dia 20 de Março para regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
No Norte, a campanha se dará no segundo semestre, uma estratégia adotada desde 2023 pela pasta, para suprir peculiaridades climáticas da região, porque é quando começa o inverno Amazônico, período de maior circulação viral e de transmissão da Gripe.
A vacina utilizada é trivalente. Isto é, tem três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil.
Commentaires