top of page
  • Foto do escritorJornal Tribuna Online

Vereadores vinhedenses discutiram 553 proposituras no 1° semestre


A cada 5 proposituras, pelo menos uma abordou problemas na iluminação pública do município. foto: arquivo

Os vereadores vinhedenses discutiram nos seis primeiros meses do ano o total de 553 proposituras que passaram a tramitar na Câmara Municipal, entre janeiro a junho, segundo levantamento foi feito pelo Jornal Tribuna com dados disponíveis no Siave/CMV. Deste montante, os projetos de lei foram minoria, com 24 registros, sendo 7 deles apresentados pelo prefeito e 17 pelos parlamentares.

O número de proposituras também reflete os dias em que as sessões ordinárias ficaram suspensas no ano. Com a pandemia, a Câmara ficou sem sessão e com o expediente travado por do dia 30 de março a 11 de maio.

As Indicações, como de costume, foram a maior parte das proposituras: 351 ao todo, uma média de 27 por vereador, ou seja, quase 5 por mês, embora o número varie muito entre um vereador e outro.

Em segundo lugar, as Moções foram os itens mais apresentados com 122 proposituras, seguido pelos Requerimentos (36), Projetos de decreto (12), Projeto de lei Complementar (6) e Projeto de Resolução (2).

Entre os assuntos abordados nas proposituras, os problemas na iluminação pública conseguiram ultrapassar a pandemia, foram 99 no primeiro assunto a 26 contra o segundo, refletindo o tamanho do descaso com o serviço no município.

As proposituras não são a única forma de trabalho dos vereadores, que têm ainda a tarefa de fiscalizar as ações do Executivo, encaminhar demandas por ofício e, no caso do presidente, administrar o próprio legislativo.

Números Gerais CMV – 1° semestre 2020

Indicação: 351

Moções: 122

Projetos de decreto: 12

Projetos de emenda àlei orgânica: 0

Projeto de lei: 24

Projeto de lei complementar: 6

Projeto de Resolução: 2

Requerimento: 36

Campeões

Neste semestre o vereador que apresentou o maior número de proposituras foi Rui Macaxeira com 176 no total, sendo a maior parte delas, Indicações. Em segundo lugar ficou Edson Pc com 165 propostas, seguido por Carlos Florentino (Rep) com 152. O vereador Sandro Rebecca ficou em 4° lugar com 135 proposisturas. Todos os demais vereadores apresentaram menos que uma centena de propostas neste período.

Destaque

Embora tenham ficado por menos tempo na Câmara, Márcio Melle (PSDB) que tomou posse oficialmente em 2 de abril, apresentou 79 proposituras, mesmo caso de Thiago Carandina (PDT) que, considerando que ficou apenas 33 dias no legislativo, apresentou 58 proposituras, o equivalente a 1,75 por dia de mandato. Carandina também saiu à frente dos colegas no número de projetos apresentados, foram 7 ao todo em um curto espaço de tempo, de um total dos 17 apresentados pelos parlamentares.

11 visualizações0 comentário
bottom of page