top of page
  • Foto do escritorJornal Tribuna Online

Vinhedo ganha coletivo de jovens acadêmicos para discutir políticas públicas

Coletivo Consulta Pública vem disponibilizando estudos e ideias sobre temas diversos nas redes sociais


foto: reprodução

Desde o início do ano, a cidade de Vinhedo ganhou um coletivo formado por jovens acadêmicos que residem na cidade e que se reúnem ocasionalmente para discutir políticas públicas para o município. Denominado ‘Coletivo Consulta Pública’ (CCP), o grupo surgiu de um encontro informal, realizado por uma estudante de Administração Pública, que teve a ideia de reunir alguns de seus amigos da cidade para um bate-papo descontraído sobre a política do município.

O primeiro encontro congregou estudantes graduados das áreas de economia, sustentabilidade, urbanismo, gestão pública e ciências sociais. “A conversa foi ao encontro do que todas e todos ali desejavam: somar forças para estruturar um grupo que expusesse ideias e as tirasse do papel! Nesse mesmo dia, foi decidido que formariam um Coletivo capaz de criar espaços que unissem pessoas em torno de temas importantes para o município”, explicam os jovens, que preferem manter o anonimato.

Para tanto, algumas metas foram definidas, entre elas duas principais: auxiliar e contribuir nos processos políticos e sociais de Vinhedo; e fazer uma ponte entre a universidade (por meio dos conhecimentos técnicos adquiridos) e a sociedade, reconhecendo seus problemas reais e cotidianos.

De acordo com os jovens, a metodologia é elaborada através de conversas com figuras políticas vinhedenses, encontros com a população, criação de conteúdo educativo disponibilizado nas redes sociais e participação tanto de audiências públicas quanto de reuniões dos conselhos municipais. “Após definir as metas, houve a escolha do nome que representaria o trabalho do coletivo, ou seja, a proposta de ser um instrumento cidadão: “Consulta Pública” carrega os conceitos de informação, orientação e reflexão compartilhada”, sintetizam.

O trabalho desenvolvido nas redes sociais, segundo o grupo, preza pelo máximo comprometimento com a ciência e com informações verídicas coletadas em fontes fidedignas. Há uma divisão interna de temas que priorizam pautas de relevância para a população e todos os assuntos passam por discussão e validação do grupo antes de serem levados ao público.

O CCP está sempre aberto à entrada de novos membros que estejam alinhados às metas do coletivo e mantenham uma relação com o conhecimento acadêmico. Normalmente, a cada dois meses alguns jovens são convidados por indicação dos que já são membros. “Hoje, a equipe está maior que no primeiro encontro, com um total de 13 integrantes, contando, também, com estudantes de direito, engenharia ambiental e sanitária, pedagogia, relações internacionais e farmácia. O Coletivo é formado por mulheres e homens das três grandes áreas do saber: humanas, exatas e biológicas. Trata-se de um coletivo jovem, horizontal e plural, que preza pela história de Vinhedo e seus habitantes, mantendo-se alicerçado em princípios éticos e tendo como estandartes o respeito, a justiça e a igualdade”, definem.

Qem quiser acompanhar o grupo nas redes sociais ou participar das reuniões, basta enviar uma mensagem através dos endereços: Facebook: facebook.com/coletivoconsultapublica ou Instagram: @coletivoconsultapublica.


71 visualizações0 comentário
bottom of page