top of page
  • Foto do escritorJornal Tribuna Online

Vinhedo promoverá mais uma etapa de castração gratuita de animais com o ‘Castramóvel’

Para evitar aglomerações, serão realizadas 50 cirurgias sendo 10 a cada 2 horas


Serviço é para pessoas de baixa renda na cidade. foto: arquivo tribuna

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, voltará a realizar castrações gratuitas de cães e gatos no município. Novas etapas do trabalho foram interrompidas por conta da pandemia, mas por haver aumento de animais abandonados neste período, o serviço voltará à cidade com as precauções necessárias para evitar o contágio da Covid-19.

“Os procedimentos serão realizados com todo cuidado, evitando aglomerações para garantir o bem-estar dos animais sem que haja risco das pessoas se contaminarem pelo coronavírus. Sabemos que muitas famílias não fazem o procedimento nos seus bichinhos por conta dos custos, daí a importância dessa ação”, destacou o prefeito Jaime Cruz (PSDB).

A decisão de adquirir um serviço como este partiu da necessidade de atender a população mais carente e ONGs, já cadastradas junto à Secretaria de Meio Ambiente, devido ao alto índice de abandono oriundo de crias indesejadas, principalmente neste período de quarentena.

Geralmente eram realizadas de 200 a 250 castrações por dia, agora, para evitar aglomerações e visando à segurança dos tutores e dos profissionais, serão feitos 50 procedimentos, sendo 10 a cada 2 horas. As fichas de autorização de cirurgia/anestesia serão encaminhadas ou entregues antecipadamente para preenchimento e o munícipe devolve para a equipe no ônibus e só retorna para buscar o animal após ligação da equipe, com horário marcado.

O serviço é voltado para famílias de baixa renda e há limite de vagas com prioridade para as fêmeas.

As inscrições serão feitas somente pelo e-mail bemestaranimal@vinhedo.sp.gov.br ou no telefone 3836-3389.


Vacinação contra raiva

O setor de Controle de Zoonoses promove a partir da próxima segunda-feira, 3, a vacinação antirrábica (contra raiva) para cães e gatos do município. A campanha estava suspensa desde o ano passado pelo fato do não envio por parte do Estado, mas as vacinas foram adquiridas com recursos próprios da Administração Municipal para suprir a demanda na cidade. Foram compradas 2 mil doses neste primeiro momento para vacinação rural e urbana. O atendimento será feito no setor de Controle de Zoonoses, localizado na Avenida João Páffaro, 1615 - Pinheirinho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.


12 visualizações0 comentário
bottom of page