top of page
  • Foto do escritorJornal Tribuna Online

Avivi realiza Colheita de Inverno com 2 mil quilos de uvas finas

Variedades viníferas Shiraz e Merlot fizeram parte da colheita das famílias da associaçao: Amatto, Ferragut, Campovila e Benvegnu

Fotos: Divulgação

A Associação de Vitivinicultores de Vinhedo (Avivi), formada pelas famílias, Amatto – Ferragut – Campovila e Benvegnu, realizou, na última semana, a Colheita de Inverno com as safras de uvas finas Shiraz e Merlot, cultivadas em solo vinhedense. A colheita realizada entre os meses de agosto e setembro, através do processo de poda verde, permite colher uvas no inverno, com uma qualidade superior à colheita na época convencional (Janeiro e fevereiro).

“Conseguimos, nesta época do inverno, uma uva muito rica em concentração de cor e açúcar, devido ao clima seco, frio, com baixas precipitações pluviométricas e uma amplitude térmica excelente (oscilação de temperatura entre dia e noite), clima comparado às regiões mais típicas de produção de vinhos do mundo. Com estes fatores conjugados, a uva Shiraz conseguiu atingir um grau babo de 21º (Brix 22,5º-23º), o que nos permite produzir um vinho, com um álcool natural da própria uva de 12,6%. Este é um dos grandes indicadores de qualidade”, detalharam.

Foram colhidos aproximadamente 2000 kg, neste projeto, sendo a Shiraz a casta que mais se adaptou ao clima nesta época de inverno. “A Shiraz é proveniente da região francesa de Cotes du Rhône, onde é produzido um dos vinhos tintos mais afamados daquele país, o Châteuneuf-du-Pape, sub-região, na qual o vinho recebe o mesmo nome, “vinho dos Papas de Avignon”, explica o vitivinicultor, Adilson Amatto.

Fundada em 2004, com intuito de resgatar e manter as tradições históricas e culturais da uva e do vinho em Vinhedo, fomentar o turismo rural do Circuito das Frutas, a preservação do agricultor no campo e o meio ambiente no município, a Avivi congrega produtores somente de uvas, os viticultores; os produtores de vinho, os vinicultores e os produtores de uva e vinho, os vitivinicultores. O principal objetivo da associação não é a quantidade da produção, até porque as propriedades em Vinhedo são pequenas, mas sim, a qualidade.

“Acreditamos muito no potencial da nossa região pelo “Circuito das Frutas” e no potencial do agroturismo em nossa cidade. Temos um clima muito bom para produzir fruta de qualidade e, portanto, produzir bons vinhos. Este trabalho é um começo. Para este ano ainda, algumas melhorias serão realizadas na parte de cobertura do vinhedo, em proteção contra o ataque de pássaros. Estamos lutando muito para resgatar esta cultura em nosso município. Ainda falta muito. Precisamos unir esforços por parte do legislativo, do executivo, unindo as áreas da agricultura, do turismo e da cultura. O interesse em manter em nosso município a cultura da uva e, agora, do vinho, é um interesse de todos estes setores”, apelam os produtores rurais.



35 visualizações0 comentário
bottom of page