top of page

Encontro com a Revista Flash com Karine Teixeira Schwanke

  • Foto do escritor: Jornal Tribuna Online
    Jornal Tribuna Online
  • 3 de abr.
  • 2 min de leitura

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

R.F.: Qual sua formação acadêmica?

K.S.: Sou formada na Faculdade de Serviço Social, com especialização em Saúde Mental.


R.F.: Como foi sua atuação na área?

K.S.: Estou há 22 anos atuando nesta área, com muito amor e dedicação. Iniciei meu trabalho no Caps, depois fui para o Hospital Galileu; em seguida, Abrigo Morador de Rua, Santa Casa de Vinhedo e, por fim, na 1a.Gestão de Governo do Dr. Dario Pacheco, passei a desempenhar meu serviço na Assistência Social.


R.F.: Quais são suas prioridades no dia a dia?

K.S.: Minha função é prestar Assistência, dando proteção às famílias, envolvendo crianças, mulheres e idosos em vulnerabilidade, principalmente crianças e adolescentes, que sofrem violência física e sexual. O trabalho é efetuado em parceria com a Delegacia de Polícia Civil, em conjunto com a Dra. Denise Margarido.


R.F.: Qual a pior situação?

K.S.: O pior caso é quando recebemos denúncia de abuso sexual. Aí, ocorre a parceria de três secretarias - Assistência, Saúde e Educação. Na verdade, existe uma estrutura de Rede de Proteção para acolhimento e solução.


R.F.: Quais as perspectivas de trabalho?

K.S.: Atualmente, temos 26 milhões de investimentos na Assistência Social. Com isso, é possível trabalhar com o Programa Família Acolhedora, no qual as crianças vão para o Abrigo - “família treinada voluntária” por um período curto, devido à vivência em ambiente de risco, aguardando determinação do Juiz de Direito. Também, há “Operação Verão” (dezembro até 15 abril) - foco em famílias desabrigadas e “Operação Inverno” (1o. maio a agosto) - atendendo moradores de rua, com cobertores, chocolate quente e oferecendo total acolhimento.


R.F.: Cite sua filosofia de vida.

K.S.: Fazer o bem sem olhar a quem. Todos merecem o mesmo tratamento.


R.F.: Deixe uma mensagem.

K.S.: A família é o nosso bem maior. É tudo que temos - a base, a estrutura, “nosso alicerce”.


Karine Teixeira Schwanke é casada com Christoph Schwanke, com quem tem um filho, Uriel Teixeira Schwanke.



Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.


Comments


bottom of page