top of page
  • Foto do escritorJornal Tribuna Online

Entrevista com Alessandro Eduardo Fonseca

Alessandro Eduardo Fonseca é natural de Jundiaí e chegou em Louveira em março de 1985, quando sua família se mudou para cidade. Alessandro se declara jundiaiense nato, mas um louveirense de coração, apaixonado pela cidade que escolheu viver, constituir sua família e relações de amizade. Alessandro é casado com a Elisângela Aparecida Soares Fonseca, com quem tem dois filhos Elloá Roberta Fonseca e o Felipe Eduardo Fonseca. Formado em Direito, Alessandro, também, é corretor imobiliário e inaugurou, neste mês, sua primeira empresa ao lado do amigo e sócio, Jailson Marinho, a First Assessoria Empresarial e Imobiliária.

Entrevista com Alessandro Eduardo Fonseca LOUVEIRA
Foto: Meres Affonso.

Jornal Tribuna (JT): De onde surgiu seu interesse pela profissão?

Alessandro Eduardo Fonseca (AF): Eu sempre trabalhei como projetista de ferramentas (usinagem), mas meu coração e instinto sempre foram vocacionados à advocacia, gosto de humanas, acredito nas pessoas. O Direito é uma área ampla, apaixonante e que exige dos bons profissionais um tempo de estudo “eterno”, horas de leitura e pesquisa, então, para mim, foi fácil (o estudo), difícil a formação por trabalhar em área diversa na questão de horários. Sempre gostei de filmes com julgamento, voltados à área, e antes mesmo de me tornar um advogado, já montava processos e fazia as petições para amigos advogados. Mas o Direito é muito mais do que, simplesmente, advogar.


(JT): Além de advogado, agora, você é empresário sócio da First Assessoria Empresarial e Imobiliária. Como surgiu a ideia de atuar neste ramo?

(AF): Eu sou Corretor de Imóveis desde 2012. Sempre trabalhei neste ramo de forma autônoma, já tendo realizado diversos negócios. Inclusive, trouxe uma empresa para Louveira em 2013, alugando dois galpões. Esse processo demorou cerca de oito meses, e eu não só aluguei como assessorei toda a instalação da empresa com busca de certidões, Cetesb, bombeiro, sendo muito gratificante naquela época ver a empresa funcionando e gerando empregos na cidade. Trabalhei na gestão do prefeito Júnior Finamore de 2015 a 2020, e, neste tempo, eu pude assessorar o Dr. Hélio Braz, que foi o Secretário de Governo daquela gestão, onde tive a grata oportunidade de aprender muito, adquiri conhecimento dos procedimentos de uma Prefeitura. A Secretaria de Governo tem uma finalidade de dar suporte às demais secretarias, e pude trabalhar junto ao meu sócio Jailson Marinho, onde presenciei a sua vontade, garra e determinação. Ele é vocacionado ao empreendedorismo, ele tem o mesmo perfil que eu, não temos medo dos desafios.

Quando saímos em dezembro de 2020, tivemos algumas conversas e unimos o conhecimento e a vontade de criar alguma coisa diferente. A ideia já tínhamos, faltava começar, e assim surgiu a FIRST.


(JT): Quais são os serviços oferecidos na empresa?

(AF): A FIRST começa num tripé de atuação: Comercial, Assessoria Empresarial e Imobiliária. O empresário quando procura numa cidade um local para se instalar, encontra diversas barreiras, o próprio local para se instalar e desenvolver sua atividade, o imóvel e o suporte técnico e jurídico. O escritório não é só uma imobiliária, ele junta conhecimento de diversas áreas de atuação, então, isso tudo alinhado a diversas parcerias (inclusive, imobiliárias e corretores), permite oferecermos o pacote completo. Na FIRST, o cliente vai encontrar segurança e empenho naquilo que ele precisar. Paralelamente a esse tripé, está a assessoria jurídica, onde realizamos a confecção de contratos, regularização de imóveis (judicial e extrajudicial), análise de risco de negócios imobiliários, além de toda a consultoria.


(JT): Qual será sua atuação na empresa?

(AF): Nós vamos gerenciar os contratos de locação e de compra e venda na área imobiliária, além de dar todo o suporte na análise risco do negócio. O escritório tem diversos ramos de atuação, mas todos eles passam pelo funil “jurídico”, e diante dessa circunstância, irei coordenar o departamento jurídico do escritório, no que tange contratos, avaliação de risco de negócio e a questão de regularização de imóveis, também, aliado com parcerias na área de engenharia, contabilidade, seguros. A Elisângela (minha esposa) e a Elloá (minha filha), também, estarão comigo nessa frente, estão prestes a se formar em Direito, assim, teremos mais duas advogadas no negócio.


(JT): Quais seus principais projetos para o futuro?

(AF): Nosso maior projeto é a “marca”, a FIRST ASSESSORIA EMPRESARIAL & IMOBILIÁRIA. Viemos com um diferencial e um propósito de mercado, a de “ajudar pessoas e empresas a alcançarem seus objetivos e sonhos”, com muito trabalho, dedicação, empenho e principalmente honestidade, buscando nas parcerias o crescimento mútuo. Quanto ao futuro, é logo ali, é amanhã, e a nossa marca certamente será reconhecia em Louveira e região, não só pelo visual e pelo nome, mas pelo reconhecimento da prestação de serviço com excelência aos seus clientes.


(JT): Para encerrar, deixe uma mensagem aos leitores:

(AF): Meu sócio, Jailson Marinho e eu gostaríamos de deixar uma mensagem positiva aos louveirenses. Se há um caminho a trilhar, esse caminho é o do trabalho, do amor e da criatividade. Somos um povo abençoado, vivemos numa cidade abençoada. A FIRST ASSESSORIA EMPRESARIAL & IMOBILIÁRIA nasceu com o propósito de ser a PRIMEIRA NO SETOR IMOBILIÁRIO DE LOUVEIRA E REGIÃO, e nessa estrada o que os nossos clientes e amigos podem confiar é que “continuaremos” a trabalhar sempre com muito afinco, responsabilidade e amor, fazendo valer nossa missão e valores que é a de “ajudar pessoas e empresas a alcançarem seus objetivos e sonhos”.


8 visualizações0 comentário
bottom of page