top of page
  • Foto do escritorJornal Tribuna Online

Entrevista com Marcos 'Maverick' Morais

Marcos Morais, mais conhecido como Marcos Maverick, é atleta de strongman, um atletismo de força, no qual os competidores buscam demonstrar sua força numa série de testes, de diferentes formas. O strongman é um dos esportes mais completos, no qual se usa a força, resistência, velocidade e habilidade para levantar, arrastar, transportar, etc., objetos de formas irregulares.

O atleta nasceu em Jundiaí em 1976, pois na época não havia maternidade em Louveira. O louveirense é um dos nomes mais conhecidos do esporte no Brasil, e tem se destacado na categoria desde 2009, conquistando diversos prêmios e colocações no pódio. O Jornal Tribuna conversou com este renomado atleta.

Entrevista com Marcos 'Maverick' Morais LOUVEIRA
Foto: Arquivo Pessoal.

Jornal Tribuna (JT): Há quanto tempo você pratica a modalidade de levantamento de peso ‘strongman’?

Marcos Morais (MM): Pratico há 25 anos, ou seja, dos meus 20 anos de idade até hoje com meus 45 anos.


(JT): Como surgiu seu interesse pelo esporte?

(MM): Meu interesse surgiu durante uma conversa com o Mestre em Powerlifting Sandro Ueno, o qual me convidou a conhecer a modalidade que estava tomando formato profissional na cidade de Mogi das Cruzes através da recém-formada CBSM (Confederação Brasileira de StrongMan).


(JT): Como é sua preparação física para garantir uma boa prova?

(MM): A preparação de um StrongMan é bem complexa, o corpo, além de ser forte em provas estáticas em que levantamos mais de 3 vezes nosso próprio peso corporal, temos que ser resistentes em provas com duração de até uns 2 min, onde temos que arrastar caminhões, aviões, vagões de trem, tombar pneus de até 1 tonelada...etc. Grande parte da minha preparação para os Esportes de Força, eu fiz na Academia A5 da cidade de Louveira, porém, sempre fui bem recebido em outras academias da cidade. Por um bom tempo eu obtive apoio da Prefeitura Municipal de Louveira com meus treinamentos, a qual disponibilizava um espaço para os treinos mais intensos.


(JT): Você, atualmente, participa de competições?

(MM): Por conta da Pandemia, e de me dedicar à parte acadêmica, eu mantive, em segundo plano, as Competições, até porque para mim, não há mais desafios na América do Sul, já ganhei tudo que tinha que ganhar aqui. Pretendo competir só internacionalmente, porém, para isso, precisarei de apoio. Desde 2013 sou convidado a competir no Arnold Classic dos USA, porém, só pude ir nos anos de 2013 e 2015, pois foram somente nesses anos que tive patrocínio para a os gastos da viagem.


(JT): Quais foram suas principais conquistas na modalidade?

(MM): Principal conquista seria o Arnold Classic South American o qual sou Tricampeão. Esse título, se comparado com futebol, seria como conquistar a Libertadores da América.


(JT): Qual dica você pode dar para quem está começando agora?

(MM): Treine seu corpo para que ele seja útil, não treinei só para aparentar ser forte, seja forte. E lembre-se: ninguém é forte pelas próprias forças, tem muitos irmãos nos bastidores, impulsionando seu sucesso.


(JT): Atualmente, você treina outros atletas. Como tem sido esta experiência e desde quando?

(MM): Todos os atletas de expressão no StrongMan já treinaram comigo. Sempre gostei de aprender, estudar e procurar novas formas de melhorar a mim mesmo e aqueles com esforço e entusiasmo em aprender. Atualmente, tenho dois atletas que irão representar o Brasil internacionalmente, são eles: Maurício Marques, morador da cidade de Louveira Campeão Brasileiro de Powerlifting, irá representar o Brasil na Argentina, precisa de apoio para viagem e Ricardo Castillo Junior (Ricardinho) morador da cidade de Louveira (bairro Monterrey) irá representar o Brasil nos USA na modalidade StrongMan, também, precisa de apoio para as despesas de viagem.


(JT): Para encerrar, deixe uma mensagem aos nossos leitores.

(MM): Deus abençoe a Todos os Leitores do Jornal Tribuna, Deus não pode descer dos céus para nos dar forças, pois isso seria muito simples para ele. Ao invés, disse Elem, coloca em nosso caminho pessoas muito mais fortes que nós para nos abençoar. #StrongTiu.

15 visualizações0 comentário
bottom of page