top of page
  • Foto do escritorJornal Tribuna Online

Entrevista com Renato Romanetto

Renato Romanetto é vinhedense, formado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda, iniciou sua carreira profissional, há 23 anos, como estagiário na comunicação da Prefeitura de Vinhedo. Depois atuou no cerimonial da Prefeitura de São Paulo e no Governo do Estado por muitos anos. Trabalhou na produção de eventos culturais e de lazer como o Carnaval de São Paulo, Virada Cultural e Virada Esportiva e outros institucionais, como na visita do Papa Bento XVI, a inauguração do Museu do Futebol, Museu da Língua Portuguesa e do Museu Cata-vento. Também atuou na área de projetos especiais e gestão de contratos na Companhia do METRÔ. Participou do programa de observadores nas olímpiadas de Londres em 2012 e atuou como coordenador do projeto de centro de treinamento de seleções para a Copa do Mundo de 2014, projeto responsável pela conquista de 15 seleções para nosso Estado, além da participação na elaboração dos planos de turismo e orientação aos municípios paulistas em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH) e, agora, assumiu um novo desafio, o de comandar a Secretaria de Cultura e Turismo de Vinhedo.

Entrevista com Renato Romanetto VINHEDO
Foto: Arquivo Pessoal.

Jornal Tribuna (JT): Quais são as principais qualidades da cidade a seu ver?

Renato Romanetto (RR): Vinhedo possui muitas qualidades, entre elas: uma cidade acolhedora, com praças, jardins, parques e muita área verde para passear e praticar atividades. Uma cidade com uma cultura incrível e artistas dos mais diversos estilos; uma cidade com uma qualidade e variedade gastronômica de causar água na boca; além de Vinhedo ser a cidade do Hopi Hari, “O País mais divertido do mundo”; e com localização privilegiada a menos de 1h de São Paulo e a 20 minutos do Aeroporto Internacional de Viracopos.


(JT): Como você recebeu o convite do prefeito Dr. Dario para comandar a Secretaria de Cultura e Turismo?

(RR): Conheço o Dr. Dario há muitos anos e comecei na equipe da Secretaria de Cultura e Turismo desde janeiro, quando o Prefeito assumiu. Eu estava trabalhando na diretoria administrativa. Com a saída do Secretário Leonardo, recebi o convite e aceitei, com muito alegria e honra, este desafio de ser o Secretário.


(JT): Quais os principais desafios que você encontrou ao assumir a secretaria?

(RR): Além dos desafios deste período de pandemia, a principal dificuldade encontrada foi a falta de manutenção nos equipamentos públicos. O Teatro Municipal, o Memorial do Imigrante, o Portal, a Estação Ferroviária e o Portal do Cristo são exemplos de prédios públicos que, atualmente, estão com problemas. Trabalhamos nesta identificação dos problemas e na elaboração de diagnósticos e possíveis soluções. Algumas obras já foram realizadas e outras estão em fase de contratação e elaboração de projetos e termos de referência. O primeiro espaço recuperado foi o prédio principal do Memorial do Imigrante “Tuto Gasparini” que foi reaberto no dia 01 de junho de 2021, depois de alguns anos fechado. Hoje o espaço é sede da Diretoria de Turismo e da Central de Informações Turísticas. O espaço funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h. Venha nos visitar! O próximo espaço que será reaberto é o Teatro Municipal, estamos trabalhando para a retomada das atividades, ainda, neste segundo semestre.

(JT): Quais serão os principais investimentos na área de Cultura e Turismo, ainda, para este ano?

(RR): Para o segundo semestre teremos a retomada das aulas das oficinas culturais, estamos com dois editais abertos, premiando OBRAS LITERÁRIAS e CONTADORES DE HISTÓRIA, e queremos publicar mais dois. Teremos a contratação e implantação do sistema de gestão da biblioteca municipal, a adesão ao Sistema Nacional de Cultura, a realização do Salão de Artes Visuais, do FESTEVI e da exposição Re”florescer”, além do Festival Gastronômico em parceria com a AVETUR e o Natal em parceria com a ACIVI. A finalização e prestação de contas dos projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc. Também iremos produzir vídeos institucionais de divulgação, sendo um vídeo em parceria com o circuito das frutas, a aprovação do termo de referência para início da contratação para a implantação de mais de 400km de cliclorotas entre as cidades do circuito das frutas. Vamos receber o evento do Expresso Vale das Frutas, realizado pelo Vale das Frutas Convention & Visitours Bureau e em parceria com o COMTUR, montar uma central de apoio ao turista no Portal. Além da reabertura do Teatro Municipal.


(JT): Quais são as expectativas com relação ao turismo na cidade, principalmente, agora, com a criação do Distrito Turístico?

(RR): As expectativas são as melhores possíveis! Temos potencial para ser o 1º Distrito Turístico a ser implantado no Estado de SP e no Brasil. Estamos trabalhando em parceria com Jundiaí, Louveira e Itupeva, além de parceiros privados da região do complexo Serra Azul neste processo, e, em breve, teremos novidades.


(JT): Deixe uma mensagem a população vinhedense.

(RR): Vinhedo tem uma história que precisa ser valorizada. São poucas cidades que possuem uma estrutura com Memorial do Imigrante, Memorial Adélio Sarro, Atelier de Artes, Teatro, Mosteiro, Feiras Livres, Artesanato, Represas, Cristo, Festas típicas, Centros Culturais, Oficinas, Cerâmica, Associação Musical, Hopi Hari entre outros.

Podem contar com a minha dedicação e trabalho na recuperação, valorização e retomada da Cultura e do Turismo em Vinhedo.

10 visualizações0 comentário
bottom of page