A Secretaria de Segurança Louveira lançou, na última semana, uma ferramenta inovadora que entrega agilidade e inteligência na abordagem e elucidação de crimes. Desenvolvido pela Guarda Municipal de Louveira em parceria com uma empresa desenvolvedora de software de gestão de monitoramento, o novo sistema de atendimento e despacho interliga as informações das 88 câmeras de monitoramento da cidade, os canais de atendimento da base da GM e as viaturas em patrulhamento.
Quando a base da GM é acionada por telefone ou mesmo pelo Cartão Cidadão, o sistema cria um atendimento de ocorrência, as informações entram no painel de controle, neste momento o tempo de atendimento é contado no sistema, este painel mostra os dados do solicitante, como endereço e a viatura disponível mais próxima. O agente da base aciona a equipe pelo sistema, que transmite o chamado para o smartphone da viatura já constando todos os dados da ocorrência, agilizando o atendimento. O aplicativo indica, inclusive, a rota mais rápida para chegar ao local da ocorrência.
A integração dos smartphones com as 88 câmeras de monitoramento é determinante no sucesso de operações como fuga de criminosos, tanto a pé quanto em veículo, quando as câmeras transmitem em tempo real os alarmes de veículos suspeitos gerados pelo sistema.
Para registrar a ocorrência o guarda municipal utiliza o aplicativo com reconhecimento de voz para transcrição do Boletim de Ocorrência e envia automaticamente para a base da GM, dispensando o uso de papel e tornando mais ágil a conclusão da ocorrência e a rápida disponibilidade dos agentes da base e do patrulhamento. Outra importante possibilidade é a inclusão de imagens nos boletins de ocorrência, isso ajuda e muito, principalmente nos atendimentos de acidentes de trânsito e arrombamentos.
Os smartphones das viaturas estão sendo preparados para indicar a localização exata das viaturas em patrulhamento, hoje este serviço é feito pelo rádio digital de comunicação. Com isso o patrulhamento será melhorado já que as equipes de serviço saberão onde está cada equipe, trazendo mais transparência e melhor planejamento das rotas de patrulhamento.
Cartão Cidadão
O novo sistema de atendimento e despacho está totalmente integrado ao aplicativo do Cartão Cidadão de Louveira. Através da nova função de solicitação e denúncia do Cartão, a base recebe imediatamente o chamado já constando o nome completo, telefone, endereço do solicitante ou a localização por GPS, agilizando de forma significativa a chegada da viatura. Após o atendimento, o cidadão tem acesso a todo o registro e conclusão da ocorrência no próprio aplicativo.
Para baixar o aplicativo, basta o usuário buscar por "CC Louveira" no Google Play ou na App Store. O download é totalmente gratuito e o primeiro acesso é realizado por meio do número do Cartão Cidadão e a senha é a data de nascimento da pessoa cadastrada. É recomendável trocar a senha após o primeiro acesso.
Botão Maria da Penha
Em um trabalho conjunto com a Guarda Municipal, a empresa de software está sendo desenvolvendo um aplicativo exclusivo para as mulheres vítimas de violência doméstica. As mulheres que tiverem algum tipo de medida protetiva expedida pelo poder judiciário terão prioridade no atendimento da Guarda Municipal, sendo possível acionar a viatura mais próxima com um simples apertar de um botão.
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