top of page
  • Foto do escritorJornal Tribuna Online

Prefeitura de Vinhedo e Bombeiros promovem treinamento para Nupdec da Caixa d'Água


Prefeitura de Vinhedo e Bombeiros promovem treinamento para Nupdec da Caixa d´Água VINHEDO
Foto: Divulgação.

A Prefeitura de Vinhedo promove neste sábado, 7 de agosto, treinamento de prevenção de incêndio e combate inicial em fogo sobre coberturas vegetais juntamente com o Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) Caixa D’Água e em parceria com o Corpo de Bombeiros. O curso será ministrado por técnicos da Defesa Civil e dos Bombeiros na Escola Municipal Abel Maria Torres, a partir das 9h, e é aberto a toda a comunidade.

O treinamento foi solicitado pelo Nupdec e moradores do bairro. “Vamos trabalhar com os moradores e com os integrantes do Nupdec sobre como agir para prevenir a ocorrência de incêndios em áreas de mata e também sobre como proceder no caso de o fogo estar ocorrendo”, disse o diretor da Defesa Civil de Vinhedo, Maurício Roberto Barone.

A região da Caixa D’Água registrou o maior incêndio em cobertura vegetal de Vinhedo no ano passado. Foram 12 dias de combate às chamas, cinco dias para conter o fogo e outros sete dias de rescaldo na área para evitar que as chamas recomeçassem.


NUPDECs

O Nupdec da Caixa D´Água foi um dos primeiros a serem criados em Vinhedo, em maio do ano passado, quando a Defesa Civil oficializou a instituição dos Núcleos. Criado por decreto, o Núcleo promove a aproximação entre as comunidades, Bombeiros, Defesa Civil e a gestão pública em geral.

Moradores e administração pública atuam para entender as vulnerabilidades que as regiões enfrentam e as capacidades da própria comunidade para atuar em conjunto com as autoridades públicas prevenindo, mitigando e, se necessário, respondendo às demandas. O trabalho é coordenado pela Secretaria de Transportes e Defesa do Cidadão, pela Defesa Civil, com a participação do Corpo de Bombeiros.

Em vinhedo já foram criados e estão atuando três Nupdecs, da Caixa D'Água, Morada da Lua e São Joaquim. Outros três estão em formatação no Distrito Industrial, Pau a Pique e Refloresta Vinhedo.


COMO SE INSCREVER

Qualquer cidadão pode se voluntariar para criar um Nupdec, basta entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone (19) 3826 7683 ou pelo e-mail defesacivil.setrans@vinhedo.sp.gov.br.

2 visualizações0 comentário
bottom of page