top of page
  • Foto do escritorJornal Tribuna Online

Secretaria de Esportes e Lazer abre inscrições gratuitas para nova modalidade de Caminhada Orientada


Secretaria de Esportes e Lazer abre inscrições gratuitas para nova modalidade de Caminhada Orientada VINHEDO
Foto: Divulgação.

A Secretaria de Esportes e Lazer de Vinhedo abre inscrições, na segunda-feira (16), para uma nova modalidade esportiva oferecida gratuitamente pelo município, a Caminhada Orientada, acompanhada em todo o percurso por um professor. A atividade será praticada no Centro Esportivo e Recreativo (CER) Angelo da Silva Rocha, o Campo da Planalto. Interessados devem se inscrever diretamente com o professor no horário das aulas, de segunda, quarta e sexta-feira das 10h às 11h, de terça e quinta-feira das 16h às 17h.

Diferentemente de uma simples caminhada, a Caminhada Orientada acontece sob instruções do professor, que auxilia os participantes na velocidade e postura, entre outros. A idade mínima para a prática é 18 anos. Os interessados devem levar cópia do Cartão Cidadão, comprovante de endereço e documento com foto. Não há limite de vagas.

A Caminhada Orientada estimula a mudança de hábitos para a garantia da melhoria da saúde e da qualidade de vida à população. Entre os benefícios da atividade estão desenvolvimento cardiovascular, melhora da resistência física e socialização.

Estudo da USP de Ribeirão Preto mostrou que caminhar durante 40 minutos diminui a pressão arterial durante 24 horas após o exercício. O estudo aponta ainda que a caminhada de forma orientada melhora funções respiratórias e cardiovasculares, reduz pressão arterial em repouso, controla gordura, glicemia e peso corporal, promove bem-estar psicológico e social.

Caminhada Orientada

Inscrições e aulas

Segunda, quarta e sexta-feira, das 10h às 11h

Terça e quinta-feira, das 16h às 17h

Local: CER Angelo da Silva Rocha, Campo da Planalto (Avenida Frank Swalles, 150, Vila Planalto)

18 visualizações0 comentário
bottom of page