• Jornal Tribuna Online

Vinhedo recebe o primeiro totem de região turística do Estado de São Paulo


Vinhedo recebe o primeiro totem de região turística do Estado de São Paulo VINHEDO
Foto: Divulgação.

Vinhedo recebeu nesta semana a instalação do primeiro totem de identificação de região turística do Estado de São Paulo. A placa, instalada no Portal, identifica o município como integrante do Circuito das Frutas. As dez cidades que integram o Circuito estão recebendo o totem para serem instalados. A iniciativa foi proposta e aprovada pelo Grupo de Trabalho da Secretaria Estadual de Turismo e Viagens para ser implantada em todas as regiões turísticas do Estado.

“Portanto, o Estado terá, em todas as regiões turísticas totens como esse para identificação da região em que o turista está e a cidade que pertence àquela região”, disse o diretor de Turismo de Vinhedo, Heitor Gaudenci. O totem traz um QR code com as informações do site do Circuito das Frutas, www.circuitodasfrutasoficial.sp.gov.br.

Segundo Gaudenci, o Circuito das Frutas é a primeira região turística do Estado que está recebendo os totens e cerca de 440 municípios paulistas que estão incorporados a alguma região turística serão identificados pela placa padronizada. “O totem de Vinhedo foi instalado na terça-feira”, comentou o diretor.


Circuito das Frutas

Formado pelos municípios de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo, o Circuito das Frutas destaca-se pela realização do turismo rural nas diversas propriedades, aproveitando o potencial de produção de frutas historicamente presente na região.

A região também é conhecida nacionalmente pelos inúmeros eventos ligados a temática das frutas, que são realizados anualmente. As Festas da Uva, do Morango, do Caqui, da Goiaba, Figo entre outras, comemoram a produção e valorizam o produtor rural dos municípios. Destacam-se, na região, a cultura da uva, morango, figo, pêssego, goiaba, ameixa, caqui, acerola.

A gastronomia regional é de grande riqueza. Fruto das tradições e das várias correntes étnicas que se instalaram na região ao longo dos séculos, permite ao turista desfrutar de inúmeras opções de comida da fazenda, cantinas italianas, restaurantes de nível internacional, comida japonesa, chinesa, mexicana, alemã. Todos os gostos numa mesma região, onde ainda destaca-se o belíssimo artesanato local e acontecem, durante todo o ano, inúmeras festas tradicionais.

Cicloturismo Rotas das Frutas

Uma rota de 75 quilômetros que encanta pelos desafios e conquista pelos sabores. A Rota das Frutas passa por Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Itatiba. De nível difícil pela extensão e acúmulo de elevação, a Rota das Frutas desafia os ciclistas mais experientes. Mas também é ideal para ciclistas que querem aproveitar o melhor das regiões com um passeio turístico, explorando estas cidades históricas.

14 visualizações0 comentário